Analista-Tributário alerta contribuintes sobre prazo para entrega de Declaração do Imposto de Renda 2014

O Analista-Tributário Márcio Brandão Ferraz alerta contribuintes sobre o encerramento do prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), que expira dia 30 de abril.


Segundo o Analista-Tributário Márcio Brandão Ferraz, a recomendação é para que não se deixe para última hora, já que próximo ao encerramento do prazo, o contribuinte poderá encontrar o sistema congestionando, além de não poder retificar a declaração, por exemplo.“Com maior antecedência, a pessoa poderá acompanhar o andamento da declaração. Se ocorrer algum erro, terá tempo hábil para corrigir, com o prazo em aberto”, afirma.


A declaração deve ser apresentada pela Internet, mediante a utilização do Programa Gerador de Declaração, disponível no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo aplicativo m-IRPF, para os dispositivos móveis smartphones e tablets.


A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) continua sendo alvo de golpes na Internet e o órgão alerta os contribuintes de que não envia mensagens eletrônicas (e-mails). Os contribuintes não devem abrir, nem responder mensagens que chegam a suas caixas postais eletrônicas em nome da Receita.


Baixo percentual de declaração


Em Indaiatuba/SP, apenas 24% dos contribuintes apresentaram as DIRPFs até o dia 01 de abril. A delegacia da Receita Federal em Campinas, responsável pela região, informou que até o último dia 1º foram 11.765 declarações indaiatubanas no sistema, sendo que o número esperado para o município é de 49 mil.


Na Região Metropolitana de Campinas/SP (RMC), a Receita Federal recebeu 104.373 declarações, o que corresponde a 20% da expectativa de entrega para este ano na unidade, que é de 520 mil declarações.


IR Solidário


Ao preencher a declaração do imposto de renda o contribuinte pode destinar 3% do imposto devido em 2013 por meio de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) gerado pelo próprio sistema.


A destinação de parte do Imposto de Renda para o IR Solidário de Indaiatuba não gera custos adicionais e os valores são abatidos da declaração. O valor destinado respeita os valores legais e é integralmente deduzido do IR devido na declaração anual. Além disso, a doação é reconhecida e estará disponível no sistema da Receita Federal.


Os contribuintes participantes poderão acompanhar o volume total de doações e ao final das declarações poderão conferir a destinação dos recursos arrecadados, acessando o site do Envolvi – programa de Envolvimento Social de Indaiatuba. A distribuição da renda para as entidades parceiras será definida de acordo com as necessidades de cada instituição e projeto, definidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Saiba mais sobre o terceiro setor em Indaiatuba acessando o endereço www.envolvi.com.br. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Portal Mais Expressão)