A construção coletiva da nova identidade visual do Analista-Tributário da Receita Federal

As discussões nos principais fóruns deliberativos dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil suscitaram a necessidade de aprimoramento e modernização da identidade visual do nosso cargo e da nossa representação sindical.

Atendendo a esta importante demanda dos Analistas-Tributários, o Sindireceita promoveu, de fevereiro a abril de 2016, uma profunda e cuidadosa pesquisa, coordenada por um profissional com ampla experiência no mercado, que culminou na criação de uma nova imagem que tem por objetivo reforçar ainda mais o papel e o valor fundamental do Analista-Tributário para a Receita Federal e à sociedade.

A nova imagem também vai ao encontro das exigências impostas pelas novas tecnologias de comunicação, adaptando-se às novas ferramentas de mídia digital e à ampla gama de possibilidades que este novo instrumento oferece para que se trabalhe os mais diversos meios e linguagens.

Nova identidade visual 2

Para chegar a nova identidade visual, a pesquisa envolveu um processo de imersão, que contou com diversas entrevistas realizadas junto a Analistas-Tributários de todas as Regiões Fiscais e workshops promovidos por um profissional especializado em design de produtos. Todo este esforço possibilitou momentos de trocas de experiências e inúmeras descobertas. É preciso reforçar que todo esse processo foi amparado em pesquisas qualitativas, encomendadas pelo Sindicato as quais também reforçaram a necessidade de modernização de nossa identidade visual.

Nova identidade visual 3

A pesquisa revelou que 83% dos entrevistados acreditam que o Sindireceita é a entidade que defende, valoriza e representa os Analistas-Tributários. Mas, ao mesmo tempo, a pesquisa mostrou que 73% dos Analistas-Tributários entrevistados disseram que a identidade atual não representa o Sindicato, o que fortaleceu a importância da reformulação e modernização de nossa identidade visual.

Constituída nas cores amarelo, cor do Analista-Tributário, e azul, cor da Receita Federal, a nova identidade visual será lançada na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, e estará disponível para download e uso por Analistas-Tributários em todo o Brasil.

Untitled-4-01