DS do Sindireceita em Salvador/BA lança filme de animação sobre educação tributária

evento-salvador-interna

Dia 25 de novembro (sexta-feira), às 17h, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Salvador Shopping.

O Sindicato dos Analistas-Tributários da Receita Federal  do Brasil (Sindireceita), por meio da Delegacia Sindical de Salvador/BA, lança no dia 25 de novembro (sexta-feira), às 17h, no Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Salvador Shopping, um filme de animação sobre educação tributária, com o título "Das mãos do Povo, a Riqueza Brasileira". A iniciativa surgiu através da necessidade de esclarecer para a sociedade, de forma lúdica, o que é a educação tributária e de que forma ela pode contribuir para uma consciência cidadã, pois só assim poderemos aprofundar a debate público e a reflexão sobre a Justiça Tributária. O filme, com duração de 12 minutos, tem como enredo a conversa entre um Analista-Tributário e crianças, onde são expostos os principais conceitos sobre o tema de forma simples e didática, além de abordar a questão da justiça tributária e incentivar que as pessoas acompanhem os gastos públicos através do site da Transparência Brasil (

Sendo um sindicato constituído por Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, servidores que atuam nas atividades fins da Receita Federal do Brasil, na aplicação da legislação tributária e, mais especificamente, na execução das políticas tributárias, o Sindireceita se apresenta como um instrumento para a atuação dos Analistas-Tributários no campo da construção de consciência sobre temas que afligem a sociedade, como a questão da gestão dos gastos públicos por parte dos governantes, obrigações fiscais, cobrança de impostos, entre outros.

O pagamento de impostos tem sido visto pela sociedade como algo oneroso e pouco compreendido, no entanto, não tem como viver em comunidade sem que exista o pagamento de impostos e isso faz parte da realização dos direitos fundamentais, como educação, saúde, transporte, lazer, entre outras necessidades básicas. Segundo a Receita Federal, a tributação, então, deve ser compreendida como um dever de cooperação que possibilita a atuação estatal nas suas mais diversas áreas, especialmente na vida social e econômica das pessoas. Assim, o conhecimento da questão dos impostos possibilita o fomento da cidadania, proporcionando os conhecimentos e habilidades que capacitam a compreensão do mundo e a atuação consistentemente na melhoria da realidade social de todos. O tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais. O cidadão, consciente da função social do tributo, como forma de redistribuição da renda nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

Para Gleciara Ramos, delegada sindical do Sindireceita, “a animação pode contribuir com o empoderamento da Sociedade, com o esclarecimento de quem contribui realmente para a formação da Receita, verificando as distorções do sistema, pela não aplicação de princípios constitucionais em matéria tributária”.

Lançamento do filme de animação "Das mãos do Povo, a Riqueza Brasileira"

Duração: 12 min

Data: 25/11/2016, sexta-feira