Dia da Consciência Negra – Um dia de luta contra a discriminação racial e pela igualdade social

Dia da Consciência Negra – Um dia de luta contra a discriminação racial e pela igualdade social

O dia 20 de novembro é dedicado à reflexão e à luta em favor da inserção dos negros na sociedade, contra a discriminação racial e pela igualdade social no Brasil. Nesse Dia Nacional da Consciência Negra, o Sindireceita reafirma seu compromisso em favor de uma sociedade justa, equânime e contra o racismo. Como Sindicato, lutamos diariamente por respeito e em defesa de direitos e assim, também, contribuímos para a construção de um País melhor para todos.

Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. A Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003 determinou a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar e estabeleceu o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. Através da Lei 12.519 de 10 de novembro de 2011, a data foi oficializada como “Dia Nacional da Consciência Negra.

A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento do País. Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes. Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural de nosso país.