Sindireceita já começa no Senado o trabalho parlamentar contra a reforma da Previdência

 

A diretora de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sílvia de Alencar, e o diretor de Assuntos Previdenciários, Sérgio de Castro, acompanharam nesta quarta-feira, 10/04, no Senado a reunião de instalação da comissão especial que vai acompanhar a tramitação da reforma da Previdência (PEC 6/2019) na Câmara dos Deputados. Durante a reunião, que foi sequencial à instalação da Comissão, a diretora Sílvia de Alencar entregou aos senadores presentes na sessão a cartilha produzida pelo Sindireceita sobre os danos que a aprovação da reforma pode causar ao Brasil e aos brasileiros.

 

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, estava presente na reunião, explicando alguns pontos da reforma e respondendo às perguntas dos senadores.  Os senadores anteciparam que a proposta sofrerá mudanças, a exemplo do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria rural. O presidente da comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), defendeu a proteção social na discussão da reforma da Previdência.



Sílvia de Alencar apresenta o material desenvolvido pelo Sindireceita à senadora Simone Tebet (MDB-MS)

 

O secretário de Previdência defendeu a integralidade da PEC 06/2019 encaminhada pelo Executivo, mas reconheceu que a proposta deverá sofrer mudanças ao longo de sua tramitação e votação na Câmara dos Deputados. Ele assegurou que está aberto ao debate.



Marinho apresentou aos senadores vários números e dados da Previdência Social no Brasil e detalhou o regime geral e próprio de previdência

Composta por nove membros titulares e igual número de suplentes, a comissão é presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), e tem como relator o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Marinho apresentou aos senadores vários números e dados da Previdência Social no Brasil e detalhou o regime geral e próprio de previdência. Para saber mais detalhes da participação do secretário na reunião, clique aqui).

 

Trabalho parlamentar


Senadora Eliziane Gama (MA), líder do partido da Cidadania, comemora a iniciativa do Sindireceita e parabeniza a diretora de Assuntos Parlamentares pela abordagem

 

Além de visitar assessores técnicos nos gabinetes da Câmara e Senado, Sílvia de Alencar aproveitou a oportunidade de instalação da comissão no Senado, para trabalhar contra a proposta de reforma da Previdência com os próprios senadores. “Sei que a PEC ainda tem um longo caminho a percorrer, mas não podemos ficar de braços cruzados esperando que ela seja derrotada apenas na Câmara dos Deputados, temos que agir em todas as frentes. Além do mais, senadores e deputados são pares, estão ombreados na tomada de decisão legislativa, então temos que trabalhar nas duas Casas, independe de onde a proposta tramita. É uma luta ferrenha”, destacou.