Sindireceita participa de homenagem a ex-secretários da Receita Federal, no Ministério da Economia

Sindireceita participa de homenagem a ex-secretários da Receita Federal, no Ministério da Economia

O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, participou nesta quarta-feira, dia 20, de sessão solene para descerramento de placas em homenagem aos ex-secretários da Receita Federal do Brasil (RFB), Marcos Cintra e Jorge Antônio Rachid. O ato foi realizado no gabinete da RFB, em Brasília/DF, e integra os eventos em comemoração aos 51 anos da instituição completados hoje.

O secretário do Fisco, José Tostes, destacou a evolução do órgão nesses 51 anos de história e parabenizou todos os servidores que foram fundamentais pelas melhorias no atendimento à sociedade, e inovação com uso da tecnologia que permitiram o avanço na desburocratização no serviço.


“A Receita Federal foi pioneira na década de 1960, servindo de exemplo para outros países ao integrar numa única estrutura as administrações tributária e aduaneira, considerando a relação entre os fluxos internacionais de comércios e suas repercussões na esfera tributária, o que exige uma gestão integrada dessas duas funções, ” relembrou o secretário. José Tostes também fez o descerramento das placas e enalteceu o trabalho e atuação dos dois secretários quando estiveram à frente do órgão.


Jorge Rachid permaneceu 34 anos na Receita Federal, quase 10 como secretário, e agradeceu a oportunidade e sua equipe que considerou fabulosa. “Tenho orgulho de ter feito parte de mais da metade da história dessa importante instituição da República, nas inúmeras atividades que ela exerce, como proteger nossas fronteiras, contribuir para o combate à concorrência desleal e na busca por um estado mais justo, ” agradeceu o ex-secretário.


O ex-secretário Marcos Cintra, que permaneceu nove meses na instituição, também destacou sua gratidão e honra por suceder o secretário Jorge Rachid e antecipar o atual secretário José Tostes. “Minha brevidade na permanência aqui não desmerece o profundo respeito que adquiri por todos os membros dessa instituição. Sinto-me parte da RFB, pela lealdade e profissionalismo de todos ao receberem uma pessoa de fora, e isso me marcou muito, ” parabenizou o ex-secretário Marcos Cintra.

Cintra destacou ainda sua evolução à frente do órgão e o desejo de ter contribuído para inovações no sistema tributário brasileiro. “Espero ter deixado algum germe que possa prosperar aqui. Sou um crítico da ortodoxia tributária, e vejo o mundo passando por profundas mudanças, e as questões tributárias não estão imunes. Precisamos fazer a reforma tributária, que acredito ser a mais importante de todas as reformas desse país, porque afeta a todos, além disso, é a base, o alicerce de qualquer reforma brasileira,” explicou.

 

Presença do ministro Paulo Guedes

No final do evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, registou sua presença e parabenizou os secretários. “José Tostes traz essa cultura adquirida da longa e bem-sucedida administração de Rachid, aliado ao espírito de inovação e simplificação representado por Marcos Cintra. Parabenizo a Casa por ter lideranças tão importantes e preparadas para fazer um país melhor, ” finalizou Paulo Guedes.