União e luta em defesa do serviço público marcaram Ato Show virtual contra a PEC 32 nesta quarta-feira (8)

Artistas, parlamentares, integrantes de movimentos sociais e de entidades de representação dos servidores públicos, entre elas o Sindireceita, participaram na noite desta quarta-feira, dia 8, de Ato Show virtual contra a PEC 32, que contou com performance do cantor e compositor Zeca Baleiro. Realizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) em parceria com a Mídia Ninja, o evento foi marcado por diversas intervenções em defesa do serviço público brasileiro intercaladas com grandes sucessos do cantor maranhense.

ATO SHOW VIRTUAL PEC 32 GERALDO PAES

“Diga não à reforma administrativa! Diga não à PEC 32!”, declarou o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Geraldo Paes, durante o evento virtual, que teve por objetivo ampliar as mobilizações nas redes sócias junto à sociedade contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, que trata da reforma administrativa. O membro da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindicato tem representado os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) em diversos fóruns de debate contra o texto e participado assiduamente das ações promovidas pelo Fonasefe.

O Ato Show virtual contra a PEC 32 teve início às 20h e foi acompanhado ao vivo por milhares de internautas nas redes socais. Veja aqui  a íntegra do evento.

O Sindireceita destaca que a tramitação da PEC 32 exige a atenção de todos os Analistas-Tributários. Apesar de trazer pequenos avanços, o substitutivo ao texto original apresentado no dia 1º de setembro pelo relator da matéria na comissão especial da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), não atende plenamente ao interesse da sociedade. Em decorrência disto é fundamental que toda a categoria e os demais servidores públicos sigam mobilizados para rejeitar a proposta. A previsão é de que o parecer do relator seja votado na comissão especial entre os dias 14 e 16 de setembro.

Participações

O Ato Show virtual contra a PEC 32 contou com intervenções em vídeo dos atores Paulo Betti e Emilio de Mello; das atrizes Júlia Lemmertz, Dani Fontan e Simone Mazzer; dos deputados federais Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Rogério Correia (PT-MG), Ivan Valente (PSOL-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Glauber Braga (PSOL-RJ) e Alencar Braga (PT-SP); da deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ); dos vereadores Tarcísio Motta (PSOL - Rio de Janeiro/RJ), Iza Lourença (PSOL - Belo Horizonte/MG) e Matheus Gomes (PSOL - Porto Alegre/RS); da covereadora pelo PSOL em São Paulo/SP, Paula Nunes; do coordenador nacional do Movimento Sem Terra (MST), Alexandre Conceição; da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luciana Boiteux; da presidenta do ANDES-SN, Rivânia Lucia Moura de Assis; e dos representantes de entidades, sindicatos e federações, Ana Maria Trindade (PROIFES), Adriana Stella (CSP-CONLUTAS), Carlos David de Carvalho Lobão (SINASEFE), Jussara Griffo (CONDSEF), Luara Gusmão (FENASPS) e Thiago Duarte (FENAJUFE).

Confira a seguir declarações ocorridas durante o Ato Show virtual:

“Os servidores e as servidoras públicas do SUS e das universidades públicas não são privilegiados e estão sendo duramente atacados com a reforma administrativa de Bolsonaro e Arthur Lira. Estou junto com eles e, por isso, digo não à PEC 32”,

Paulo Betti (ator).

“Por que é importante lutar contra a PEC 32, da reforma administrativa? Porque ela é o maior ataque ao SUS e a todo o serviço público nos últimos anos, além de ser a reforma neoliberal carro-chefe do governo Bolsonaro no segundo semestre de 2021. A maior defesa do SUS e dos serviços públicos hoje é lutar contra a PEC 32. Viva o SUS e não à PEC 32!”

Júlia Lemmertz (atriz).

“Quero cumprimentar a todos vocês que estão neste dia de mobilização online e dizer que eu também sou contra a PEC 32, porque ela ataca direitos trabalhistas, destrói os serviços públicos e amplia a lógica de privatização sobre os direitos da população. Estamos juntos contra a PEC 32 e fora Bolsonaro!”

Sâmia Bonfim (deputada federal PSOL-SP).

“Enquanto nesta pandemia o mundo inteiro aumenta serviços, Bolsonaro e Paulo Guedes querem entregar o Estado brasileiro ao mercado e aos bancos. Nós queremos mais SUS, mais escolas, mais universidades, mais segurança, mais serviços e queremos servidores valorizados. Por isso, somos contra a PEC 32!”

Jandira Feghali (deputada federal PCdoB-RJ).

“O que a PEC 32 tenta fazer é destruir o serviço público. É a privatização total e a terceirização irrestrita. E fazem isso para que poucos lucrem em detrimento da garantia de direitos de milhões de brasileiras e brasileiros. A luta para derrotar a PEC 32 se dá no espaço parlamentar, mas, prioritariamente, na organização popular. Quero aqui fazer a minha saudação a esse encontro importante com Zeca Baleiro e com lutadores e lutadoras de todo o Brasil, que dizem não à essa política de destruição do governo Bolsonaro. Não à PEC 32!”

Glauber Braga (deputado federal PSOL-RJ).

“Agora vem a PEC 32 para piorar e precarizar ainda mais. O que seria de nós se não fossem os servidores do SUS, que têm ajudado a salvar vidas? Por isso, para salvar o SUS, somos contra a PEC 32. Para salvar e melhorar o emprego, mas, também, para salvar e melhorar as condições de atendimento à população que mais necessita, nós somos contra a PEC 32. Vamos à luta! Não à PEC 32 e não à política neofascista de Bolsonaro.”

Alexandre Conceição, coordenador nacional do MST.