8 de Março: Dia Internacional da Mulher marca a força das mulheres na luta por seus direitos

8 de Março: Dia Internacional da Mulher marca a força das mulheres na luta por seus direitos

O Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 8 de março, é uma data histórica que marca as lutas e conquistas das mulheres pela transformação da sociedade, que, após séculos de apagamento e exclusão social, demonstra a importância de ações efetivas para assegurar à população feminina condições de vida digna, representatividade, e igualdade de direitos e oportunidades.

Neste dia, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita destaca a importância desse processo de construção do direito das mulheres, e saúda, em especial, as colegas Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil que com seu trabalho, ética e responsabilidade, contribuem para o fortalecimento do cargo, da Administração Tributária e Aduaneira e do Fisco.

Os esforços das Analistas-Tributárias são fundamentais para a segurança e economia nacionais, por meio de ações de controle aduaneiro, vigilância e repressão realizadas nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país, além de atuar em atividades como análise de processos, cobrança, arrecadação, tecnologia da informação, logística e  de garantir o atendimento a milhões de contribuintes diariamente.

Temos a consciência de que apesar do número de mulheres ainda ser menor em relação ao de homens na Receita Federal, esse contingente vem aumentando, como em todas as esferas de trabalho no mundo, fruto da luta por igualdade. Neste sentido, também é essencial que na Receita Federal nossas valorosas colegas ocupem, cada vez mais, cargos de gestão, de chefia, de coordenação e demais espaços de destaque em toda a RFB.

Neste Dia Internacional da Mulher, o Sindireceita presta sua homenagem a todas as colegas e reitera seu compromisso de luta pela valorização e reconhecimento das Analistas-Tributárias na Receita Federal e em nosso Sindicato.

Histórico da Data

O Dia Internacional da Mulher foi criado em 1910, mas só seria reconhecido pelas Nações Unidas em 1977. A primeira tentativa surgiu no Partido Socialista dos Estados Unidos, que celebrou um Dia Nacional da Mulher no dia 28 de fevereiro daquele ano. Em 2010, durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, surgiu a ideia de um dia internacional para marcar a data.

Nessa conferência, em 1910, a alemã Clara Zetkin falou sobre a importância de criar o Dia Internacional das Mulheres, diante de inúmeras denúncias trabalhistas e eleitorais sofridas pelas mulheres. O dia foi comemorado pela primeira vez em 19 de março de 1911 na Áustria, na Dinamarca, na Alemanha e na Suíça. No dia 8 de março de 1917 operárias em São Petersburgo saem às ruas em manifestação por pão para seus filhos que passavam fome e a volta dos homens da frente de batalha.

Em 1921, durante a conferência das Mulheres Comunistas, realizada em Moscou, as mulheres presentes decidem adotar o dia 8 de março como data unificada do Dia Internacional das Mulheres, em homenagem à greve das tecelãs em 1917.

Diretoria Executiva Nacional (DEN)