Analista-Tributário aposentado, Francisco Pinto, concede entrevista sobre as regras e o prazo da Declaração do IRPF2022

Analista-Tributário aposentado, Francisco Pinto, concede entrevista sobre as regras e o prazo da Declaração do IRPF2022

O Analista-Tributário aposentado e Secretário de Finanças da Delegacia Sindical Porto Velho, Francisco Pinto concedeu mais uma entrevista, na última sexta-feira, 25, ao Programa “Fala Ji-Paraná” da Rede TV na Cidade. Ele abordou as regras e o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2022 - DIRPF2022.  

O entrevistado informo sobre a situações que obrigação o contribuinte entregar a declaração deste ano, esclareceu que deve-se levar em conta a soma dos rendimentos, inclusive o Auxílio Emergencial, e que mesmo rendimentos advindos da informalidade devem ser declarados.

Analista Tributário aposentado Francisco Pinto concede entrevista sobre as regras e o prazo da Declaração do IRPF2022 2

O Analista-Tributário disse que o a retenção na fonte do Imposto sobre os rendimentos e o pagamento do tributo quando da entrega da declaração no ano seguinte não significa pagamento duas vezes, a chamada bi-tributação. “Aquilo que você paga no ano anterior não é, e sim, antecipação do devido na hora de declarar. Na declaração é o ‘encontro de conta’, por isso a declaração é chamada de ajuste anual”, disse.

Na ocasião, o entrevistado estava acompanhado do Professor Danstin Lima, da Faculdade São Lucas, que falou sobre a um evento de Educação Fiscal entre a Instituição de Ensino Superior e o Sindireceita/RO, que viabilizou a capacitação dos acadêmicos por meio do Secretário de Finanças no sábado, 26, para fazerem a DIRPF2022 da comunidade, sem custo para os contribuintes.