Analista - Tributário Francisco Pinto tira principais dúvidas sobre consultas ao 2º lote de restituição do imposto de Renda

Analista - Tributário Francisco Pinto tira principais dúvidas sobre consultas ao 2º lote de restituição do imposto de Renda

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, uma semana antes do prazo para o depósito na conta do contribuinte, que será feito no dia 30 de junho. Em entrevistas ao Jornal de Rondônia 1ª Edição da TV afiliada à Rede Globo em Porto Velho/RO, nesta quinta-feira, 23, o Analista-Tributário da Receita Federal aposentado, secretário de Finanças da Delegacia Sindical em Porto Velho, Francisco Pinto, tirou dúvidas dos contribuintes sobre as consultas ao 2º lote de restituição do imposto de Renda da Pessoa Física do exercício de 2021, ano-calendário de 2020-IRPF/2021.

Francisco Pinto

Francisco Pinto destacou que restituição é a devolução do todo ou partes do imposto de renda retido a mais durante o ano e apurado pela Receita Federal. Para fazer a consulta e verificar se a restituição já está disponível, é preciso entrar no site Meu Imposto de Renda com número do CPF e data de nascimento, digitar o código que aparece, e na lista de serviços clicar em "Consultar a Restituição", na tela seguinte digitar o número do CPF, indicar o ano. Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

“E se meu nome não aparecer significa que cai na malha fina?” Questionou o entrevistador. No caso de pendências, explicou Francisco Pinto, primeiro, é preciso descobrir se ficou alguma pendência ou divergência, e então, no e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração.  

Veja aqui a entrevista concedido ao Jornal de Rondônia.

Pagamento do 2° lote

O pagamento vai ser feito a 4.250.448 contribuintes, e neste lote, 87.401 idosos acima de 80 anos e 675.495 com idade entre 60 e 79 anos irão receber. Além deles, 48.913 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 661.831 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Ainda na manhã de quinta-feira (23/06), Francisco Pinto concedeu entrevista à Rádio CBN, com a apresentadora Elaine Santos, sobre o mesmo tema.