No Recife, parlamentares prestigiam evento comemorativo aos 30 anos do Sindireceita

No Recife, parlamentares prestigiam evento comemorativo aos 30 anos do Sindireceita

Evento reuniu cerca de 200 convidados e ressaltou a importância do apoio parlamentar nas demandas do Sindicato

 

Em evento ocorrido na sexta-feira, 19 de agosto, a Delegacia Sindical do Sindireceita no Recife - DS/Recife recebeu cerca de 200 filiados e parentes para um almoço de comemoração aos 30 anos da fundação do Sindicato. A importância da data também foi levada em consideração por diversos parlamentares que foram ao local prestigiar o evento. E outros parlamentares que não puderam comparecer por imprevistos de última hora, fizeram-se presentes por vídeos gravados naquele mesmo dia e transmitidos para todos os presentes.

O primeiro a falar foi o ex-deputado federal Betinho Gomes, parlamentar que ajudou sobremaneira os esforços legislativos do Sindireceita em diversos momentos como o DVS07, o PL 5864 e foi relator do PL que instituiu a negociação coletiva no serviço público, o qual, aprovado pelo Congresso Nacional, sofreu veto presidencial. Por vídeo, Betinho parabenizou os “30 anos desse sindicato que representa a categoria dos Analistas-Tributários, seguimento importante dos trabalhadores servidores públicos brasileiros”. Confira: 

 

Também por vídeo, saudou os presentes o atual deputado federal e candidato ao governo do estado de Pernambuco, Danilo Cabral, destacando “a importância dessa instituição que defende o fisco brasileiro e os servidores da RFB”. Também reafirmou seu compromisso na “afirmação de um Estado que efetivamente responda aos interesses da sociedade e que valorize os servidores públicos”. Veja abaixo:

 

A deputada estadual e candidata líder das pesquisas ao Senado por Pernambuco, professora Teresa Leitão, também esteve presente no evento. Na oportunidade, a parlamentar  fez questão de destacar a importância do trabalho sindical bem feito para os seus representados, destacando a relevância do trabalho desenvolvido pelos Analistas-Tributários em prol da sociedade e do Estado brasileiro. Teresa Leitão também destacou a importância de a chamada “Casa Alta” (Senado Federal) estar mais próxima à realidade de vida das pessoas, pois a distância do Senado da realidade social num regime democrático bicameral não é bom, posto que cada Casa possui sua especificidade, pressupondo uma certa unidade de atuação, sendo o Senado a casa revisora, cujo mandato é longo. “Se o senador não se mantém próximo dessa realidade social, ao final de seu mandato o povo que o elegeu nem lembrará mais em quem votou”, ponderou Teresa. “Não sou melhor do que nenhum candidato, também não sou pior, mas sou diferente. Acho que as diferenças constroem mais alternativas. Sou diferente primeiro porque vim do chão da escola e segundo porque eu fui sindicalista. Fui presidente do sindicato dos trabalhadores em educação”, complementou Teresa Leitão.

A candidata a senadora ainda completou dizendo que “em se tratando de condições de trabalho, em se tratando de uma ética profissional, a carreira de vocês merece muita atenção”. Teresa Leitão ressaltou as questões orçamentárias atualmente em vigor necessitam ser revistas, criticando principalmente o chamado “orçamento secreto”. Elogiou o fato de servidores que exercem atividades típicas de estado, tidos como de alto escalão, se organizarem em sindicatos, que exercem uma função social, para além da luta pela valorização do cargo que representa. “A gente antigamente não vivenciava um sindicato trazer uma candidata para ser apresentada para a categoria. Isso é um avanço político e social da função e da importância que é a organização sindical tem”, completou Teresa. Confira abaixo: 

 

Por fim, o atual candidato a deputado federal e diversas vezes ex-prefeito de grandes municípios da Região Metropolitana do Recife, Elias Gomes, em discurso caloroso, ressaltou a importância da luta pela equidade de gêneros, mencionando que em sua primeira gestão como prefeito do Cabo de Santo Agostinho/PE criou o 1º Conselho dos Direitos da Mulher no Nordeste e um dos pioneiros no Brasil, que também sempre se voltou aos interesses da criança, tendo sido premiado cinco vezes pelo Unicef, pois “quem cuida da criança adoça a boca da mãe”, ressaltou o candidato, que também foi premiado com o título de prefeito amigo da mulher como prefeito de Jaboatão dos Guararapes/PE. Elias Gomes fez defesa contundente da democracia, da importância do voto, da importância da categoria dos Analistas-Tributários para o fortalecimento e custeio das políticas públicas. “Me coloco agora e me colocarei sempre à disposição da categoria dos Analistas-Tributários e de todas as categorias de trabalhadores de todos os níveis para o diálogo e para a conversa na construção do bom senso e do equilíbrio” enfatizou Elias Gomes, concluindo que “se não queremos o Estado máximo, também não queremos o Estado mínimo! Precisamos ter o Estado necessário, eficiente e que leve os serviços públicos de qualidade à população brasileira!”. Assista abaixo: 

 

Agradecendo a presença dos filiados e dos convidados, o delegado sindical da DS/Recife, Thales Freitas, fez um breve histórico da criação e do crescimento do Sindicato, bem como de importantes lutas travadas e conquistas alcançadas, destacando a importância do apoio de ter as portas abertas dos gabinetes dos parlamentares nas estratégias legislativas do Sindicato. "É esse trabalho sério, estratégico e inteligente que faz a diferença", pontuou Thales. 

Confraternização

O ambiente também se tornou ideal para confraternização entre colegas ativos e aposentados, possibilitando o reencontro de diversos colegas que, por causa do trabalho remoto, há tempos não se encontravam. Colegas Analistas-Tributários licenciados, como o ex-secretário de Estado de Cultura e também de Ciência e Tecnologia, e presidente estadual do PCdoB, Marcelino Granja, também estiveram presentes, mostrando a união dos colegas em torno das lutas pelo nosso cargo.