CEN realiza Janela de Transparência do SaaS para eleições do Sindireceita via internet em 20 de setembro

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) informa aos filiados em todo o Brasil que realizará às 9h da próxima terça-feira, dia 20 de setembro, a Janela de Transparência do Software como Serviço (SaaS) para processamento das Eleições 2022 do Sindireceita via internet. O evento ocorrerá na sala de reuniões do 5º andar na sede do Sindireceita, em Brasília/DF. Conforme convite disponibilizado pela CEN, poderão participar da Janela de Transparência até dois representantes indicados pelas chapas inscritas no processo eleitoral, além de filiados e filiadas. As indicações e inscrições para acompanhar a reunião devem ocorrer, impreterivelmente, até o dia 19 de setembro, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A CEN destaca que o número máximo de pessoas com acesso à sala da Janela de Transparência é limitado e, por isso, o acesso dos filiados será condicionado à capacidade da mesma. Os filiados que encaminharem e-mail à Comissão para participar do evento receberão uma resposta da CEN, também por e-mail, ao final do dia 19 de setembro.

A Janela de Transparência tem como intuito apresentar a solução e código-fonte de forma a garantir a lisura das Eleições 2022 do Sindireceita. Nesta oportunidade, a empresa Beevoter falará sobre as técnicas adotadas para a garantia da integridade e do sigilo do voto. Também será oportunizada a verificação do sistema rodando em modo DEBUG para garantir que não existam mecanismos de adulteração do resultado da eleição.

Todas as perguntas acerca do sistema serão respondidas por técnico da Beevoter. A reunião contará, também, com a presença de representante da empresa de auditoria Security Labs, contratada para acompanhar o processo de votação e a Janela de Transparência.

Medidas de segurança

A Comissão Eleitoral Nacional comunica, ainda, que serão adotadas medidas de segurança com o objetivo de resguardar a propriedade intelectual da empresa Beevoter, pois ela exibirá seu código-fonte aos participantes. Todos os participantes da reunião deverão preencher, obrigatoriamente, o Termo de Confidencialidade e Sigilo da empresa (confira aqui); não será admitida cópia do código-fonte em nenhuma circunstância; e não será autorizada a entrada na sala da Janela de Transparência com o celular ou qualquer dispositivo que permita fotos ou vídeos.

Lembramos que todas as informações já divulgadas pelo colegiado sobre as Eleições 2022 estão disponíveis, para consulta e leitura dos filiados e filiadas em todo o Brasil, na página da CEN no site do Sindicato e na Área Restrita