EDITORIAL: respeito ao resultado da eleição presidencial é necessário para manutenção da democracia

EDITORIAL: respeito ao resultado da eleição presidencial é necessário para manutenção da democracia

O Brasil elegeu neste domingo, dia 30 de outubro, o novo Presidente da República para conduzir o mandato de 2023 a 2026. O resultado do pleito, fruto da eleição mais acirrada da história do país desde a redemocratização, reflete a soberania popular, essencial para a democracia. Diante disso, o Sindireceita afirma o seu posicionamento favorável ao desfecho manifesto nas urnas e destaca a necessidade de que toda a sociedade respeite o resultado proclamado neste domingo.

Hoje, milhões de brasileiros e brasileiras enfrentam as mazelas da fome, do desemprego, da falta de recursos para viver com dignidade e promover o sustento dos seus lares e suas famílias. Este quadro aterrador demonstra a urgência da adoção de medidas para frear, combater e superar a grave crise econômica que assola o país.

Ao mesmo tempo, o Brasil precisa garantir maior eficiência ao Estado, valorizar os servidores públicos e investir em áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública. Todas essas bandeiras são essenciais para a proteção de nossa sociedade e para o desenvolvimento do nosso país.

Com tantos desafios em nosso horizonte, que devem ser enfrentados agora e nos próximos anos, não podemos nos deixar levar por bravatas de cunho conspiratório (ainda levantadas por alguns segmentos da sociedade), que em nada contribuem para solucionar os graves problemas que acometem o Brasil e a nossa população. Todo e qualquer ímpeto no sentido de não aceitação do resultado da eleição presidencial concluída neste domingo configura um severo ataque à democracia e deve ser repudiado veementemente.

Sem respeito às urnas e à democracia, caminharemos em direção ao autoritarismo e à barbárie. Não podemos admitir que o pacto social firmado em nossa Constituição Federal de 1988 seja quebrado em nome de ameaças reacionárias que buscam inviabilizar o convívio pacífico em nosso país.

 

 

Lutar pela democracia é um dever de todos nós.

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

Sindireceita