LXXXI CNRE: Prêmio Rodrigo Thompson é entregue a Analistas-Tributários na tarde desta sexta-feira (2)

Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias vencedores do Prêmio Analista-Tributário Rodrigo Ribeiro Thompson 2022 – Concurso de Artigos Científicos do Sindireceita foram agraciados com a honraria na tarde desta sexta-feira, dia 2, durante a LXXXI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), que ocorre em Brasília/DF. A entrega da premiação contou com a participação do presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Geraldo Seixas e da diretora adjunta de Assuntos Jurídicos, Denise Rodrigues de Figueredo.

“Esse prêmio foi criado pelo CNRE em conjunto com a DEN. Todos nós conhecemos a biografia do nosso colega Rodrigo Ribeiro Thompson e a sua importância para a nossa categoria”, comentou o presidente do CNRE, Gerônimo Luiz Sartori na abertura da cerimônia de entrega da premiação.

A Analista-Tributária Fernanda Franklin da Silva conquistou o 1º lugar com o artigo “Pode Norma Infralegal Estabelecer Limite de Valor para o Parcelamento Simplificado da Lei nº 10.522/2002?”. Em sua explanação, ela ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento técnico e cientifico da categoria e dedicou sua vitória à todas as servidoras do cargo e à Comissão de Mulheres do Sindireceita, da qual faz parte. “Faço minhas as palavras da colega Elisa Tostes Gazzinelli que, na cerimônia de entrega dessa premiação, em 2020, declarou: “Bravas Analistas-Tributárias, esse prêmio é nosso!”. Complemento dizendo que o prêmio, as conquistas e o acesso aos espaços de decisão e de representação serão cada vez mais nossos, não como concessões feitas à nós, mulheres, mas como resultado das lutas históricas que travamos e continuaremos travando para ver os nossos direitos reconhecidos”, declarou.

01 lugar

Com o artigo “Análise do Impacto da Pandemia do Covid-19 na Arrecadação do Regime Tributário do Microempreendedor Individual”, as Analistas-Tributárias Sheyla Câmara Aby Faraj Martorano de Souza e Julianny Heliodoro Arruda Sawaki receberam o 2º lugar da premiação. Ambas participaram da cerimônia virtualmente, por meio da plataforma Zoom. “Para nós, foi um divisor de águas no nosso trabalho e estamos muito mais capacitadas para oferecermos um serviço ainda melhor para a Receita Federal e para os cidadãos brasileiros”, afirmou Sheyla Câmara. “Mesmo enfrentando dificuldades, não desistimos e recebemos esse resultado da premiação com grande alegria”, complementou a ATRFB Julianny Heliodoro.

Scheila

Vencedor do 3º lugar com o artigo “Comunicação e Relacionamento com o Público Externo da Administração Tributária em Tempos de Redes Sociais Digitais”, o Analista-Tributário Daniel Vieira de Oliveira Silva encaminhou vídeo de agradecimento pela premiação, que foi exibido durante a cerimônia. “Eu acredito no projeto de educação continuada do Sindireceita e acredito que a capacitação é o melhor caminho para que os Analistas-Tributários ocupem espaços na Receita Federal. Com isso, cada vez mais poderemos mostrar a nossa capacidade profissional”, disse o ATRFB.

Daniel

Autor do artigo “Criptoeconomia: Regulação e Tributação”, o Analista-Tributário Alexandre Lopes da Rocha conquistou o 4º lugar da premiação. Em sua explanação, realizada presencialmente, ele ressaltou a importância do fomento ao pensamento acadêmico no Sindicato. “Que cada vez mais colegas enviem seus trabalhos e que possamos incentivar cada vez mais essa atitude de trazer o pensamento da academia para dentro do nosso Sindicato”, defendeu.

IMG 8805 2

As Analistas-Tributárias Juliana Benetti e Silvana Souza Silva receberam o 5º lugar do prêmio, com o artigo “Análise da capacidade de autossustentação dos municípios brasileiros, considerando o grau de dependência com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios”. “Agradeço pela oportunidade de voltar a universidade e pela iniciativa do Sindireceita. Sabemos que a Receita Federal é um grande repositório de dados e para que possamos contribuir para o aprimoramento do Estado na construção de uma sociedade mais justa, a Análise de Dados vem como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das competências do Analista-Tributário”, afirmou Juliana Benetti. “Agradecemos a nossa premiação em 5º lugar na certeza de que possamos motivar outros trabalhos sobre este tema tão importante”, declarou Silvana Souza Silva.

Juliana

Os artigos recebidos e habilitados foram avaliados por professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além das cinco produções acadêmicas vencedoras do 1º ao 5º lugar, os artigos classificados pelas banca examinadora, “Incentivo à Destinação de Imposto de Renda Pessoa Física – Um compromisso Social”, dos Analistas-Tributários Daniel Eustáquio Diniz Rodrigues, Breno Mattar Vieira de Alvarenga e Luciano Rodrigues da Costa; “Agentes de Contratação e Pregoeiro: Erro legislativo ou update conceitual?”, do Analista-Tributário Glauco Terra Coêlho; e “Gestão do Conhecimento: Proposta de Criação do Plano de Comunicação nas Equipes Especializadas e Regionalizadas”, do Analista-Tributário Eduardo Martins Coelho, também serão publicados na Revista Científica do Sindireceita a ser editada no primeiro semestre de 2023 (confira as Revistas Científicas já publicadas aqui: https://sindireceita.org.br/beneficios/universidade-at).

2257b2c5 9586 47a7 a788 6b397c77ee78