Diretor de Políticas Sindicais da Pública Central do Servidor, Geraldo Seixas participa de evento com Lula no Palácio do Planalto

Diretor de Políticas Sindicais da Pública Central do Servidor, Geraldo Seixas participa de evento com Lula no Palácio do Planalto

Atualizada em 01°/02/2023

Lula recria Conselho de Participação Social para retomar diálogo com movimentos sociais

O vice-presidente do Sindireceita, e diretor de Políticas Sindicais e Associativas da Pública Central do Servidor, Geraldo Seixas participou na manhã desta terça-feira (31), de evento no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. Representantes de diversos movimentos e articulações participaram da cerimônia.

No evento, Lula assinou dois decretos que recriam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Parcipação Social Interministerial. Ambos os decretos, propostos por entidades e Movimentos Sociais tem o intuito de retomar o debate com a sociedade e a participação social na formulação e execução das políticas públicas.

participação do Geraldo em ato com o presidente Lula 31 01 6

O primeiro decreto assinado por Lula recria o Conselho de Participação Social. A importância da criação do decreto foi incluída no relatório final da transição de governo por cerca de 60 movimentos populares e entidades da sociedade civil que participaram do grupo técnico da transição.

O ministro Márcio Macedo, da Secretaria Geral, informou que o Conselho será composto por 68 representantes de movimentos sociais e entidades representativas e as reuniões deverão ocorrer a cada três meses.

WhatsApp Image 2023 01 31 at 15.09.03

Legenda: Geraldo Seixas e o deputado federal Enio Verri (PT/PR) na cerimônia no Palácio do Planalto.

 

Após o estudo, o grupo propôs a recriação de dispositivos de participação popular na elaboração e controle de políticas públicas. A reformulação da estrutura da Secretaria-Geral da Presidência, que passa a concentrar a participação social também foi uma demanda - já atendida - proposta pelo grupo técnico de transição.

O segundo decreto assinado pelo presidente Lula cria o Sistema de Participação Social Interministerial. O decreto também institui em cada ministério uma Assessoria de Participação Social e Diversidade que será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência. A proposta também foi apresentada durante a transição de governo.

participação do Geraldo em ato com o presidente Lula 31 01 5participação do Geraldo em ato com o presidente Lula 31 01 4

Também acompanharam o ato no Palácio do Planalto diversos deputados federais, senadores e ministros de Estado.

A cerimônia completa foi transmitida pelo YouTube e está disponível a seguir: 

 

*Com informações do Jornal Extra.