Diretor do Sindireceita participa de ato virtual no Dia Nacional de Mobilização dos servidores públicos federais pela reposição emergencial das perdas salariais

O diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio participou na tarde desta terça-feira, dia 31, de ato virtual no Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial e pela reposição das perdas dos últimos anos para os servidores públicos federais. Na ocasião, as entidades que participam do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) apresentaram ideias, defenderam pontos e discutiram ações para o fortalecimento da mobilização.

Em sua fala, Ambrósio saudou a todos (as) os servidores (as) e destacou a importância dos atos para reafirmar a unidade na reivindicação de reajuste emergencial e no pleito justo dos servidores públicos que são de suma importância para funcionamento da sociedade. Além disso, lembrou o tratamento diferenciado que tiveram no último governo. “O último governo ignorou todas as tentativas de diálogo, ignorou a necessidade de reajuste dos servidores e o atual governo, já com apenas um mês, inicia o diálogo com os servidores que esperamos que seja produtivo”, declarou.

O diretor do Sindireceita lembrou de outro ponto essencial da luta dos servidores públicos: a negociação coletiva. Para ele, os servidores precisam de instrumentos que não permitam a ausência de negociações e reajustes por tanto tempo. “Acredito que se a negociação coletiva não tivesse sido vetada pelo governo Temer, nós, talvez não estivéssemos nessa situação, sem reajuste há muitos anos”.

Além disso, destacou que, como signatário da convenção 151 da OIT, o Brasil precisa aprovar a legislação que permite a negociação coletiva e os servidores devem se empenhar também nessa pauta, que pode protegê-los de eventuais omissões ou ações negativas nos próximos governos. “Precisamos também correr atrás da negociação coletiva, entre outras coisas que podem nos ajudar a não ter tantos períodos de tantas perdas salariais.”, finalizou.

O Ato virtual faz parte das ações idealizadas pelo Sindireceita, em conjunto com as entidades que participam do Fonasefe e do Fonacate. Está previsto para hoje, dia 1°, a entrega de ofícios aos deputados (as) e senadores (as) relacionados à urgência do reajuste salarial.

Dia Nacional de Mobilização

No final da tarde desta segunda-feira (30), representantes dos dois fóruns (Fonasefe e Fonacate) participaram de reunião preparatória realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Na ocasião, os servidores reiteraram como questão fundamental que o governo conceda reposição emergencial das perdas salariais. Além disso, ficou garantida a participação de dois representantes por entidade na próxima reunião a ser realizada.

Lembramos que o Sindireceita estará presente na reunião para a reabertura da mesa nacional de negociação permanente com os servidores públicos que ocorre na próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) conclama todos os Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias a somarem esforços nesta jornada de luta em defesa do serviço público, no reajuste emergencial em 2023 e na reposição das perdas dos últimos anos.

Mobilização e #RecomposiçãoJá