LXXXIII CNRE aprova realização da Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas

Por 34 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção, os conselheiros participantes da LXXXIII Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita aprovaram, na manhã desta terça-feira, dia 11, o projeto do Grupo de Estudos e Planejamento que prevê a realização da Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22 de junho, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza/CE.

O projeto foi apresentado aos conselheiros em cumprimento à Resolução CNRE n.º 8/2023. Na ocasião, integrantes do Grupo de Estudos e Planejamento expuseram diversas definições sobre a plenária, tais como estimativas de preço, quantidade de participantes por Delegacia Sindical (DS) a serem escolhidos em assembleia e o conteúdo programático do encontro. “Este projeto tem por objetivo trazer os colegas aposentados e pensionistas para perto do nosso Sindicato, para que todos se sintam ainda mais incluídos e possam participar mais dos nossos fóruns de discussão, como as assembleias, CNRE e outros”, afirmou a coordenadora do grupo e diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene de Fátima Cambraia.

A organização e planejamento da plenária cambem à Diretoria Executiva Nacional (DEN), com apoio da Comissão Organizadora do encontro. O evento contará com a participação de até 100 filiados e filiadas, sendo 78 com direito de voz e voto e 22 com direito de voz, mas sem direito de voto. Os participantes serão eleitos durante Assembleias em suas respectivas DSs – ocasião na qual também serão formuladas propostas pelas bases a serem apresentadas e debatidas durante a plenária nacional. Todas as informações sobre o encontro, tais como o regimento, temas e calendário serão divulgadas no site do Sindireceita.

Plenária Nacional

A proposta de realização da Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas foi apresentada pela Delegacia Sindical (DS) de Vitória/ES durante a LXXXII Reunião Extraordinária do CNRE, realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro 2023. Na ocasião, a proposição foi alterada após entendimento entre a DS e a Diretoria de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, que também contava com projeto sobre o tema em seu Plano de Metas. Ainda durante a reunião do CNRE ocorrida em fevereiro, os conselheiros deliberaram pela criação de uma Comissão para Estudar e Planejar a plenária, responsável por apresentar, neste mês de abril, durante a LXXXIII Reunião Ordinária do Conselho, as definições sobre o evento.

A Comissão é constituída exclusivamente por ATRFBs aposentados. Participam do colegiado: Elza Aparecida D’Andrade Trivelato; Iêda Maria de Miranda; José Rosa Soares Filho; Neli Gehlin; Marah Castro; Marlene de Fatima Cambraia; Priscila Maria Borges de Resende; e Valdeth Silva Pereira.