Orientações sobre a Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas

1.png

Qual é o evento?

Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, aprovada durante o LXXXIII CNRE, em cumprimento à Resolução CNRE n.º 8/2023 (veja matéria aqui).

Design_sem_nome_5.png

Quando e onde ocorrerá?

A Plenária será realizada nos dias 21 e 22 de junho de 2023, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza/CE.

3.png

Qual o objetivo do evento?

De acordo com a coordenadora da Comissão Organizadora da Plenária e diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita, Marlene de Fátima Cambraia, a realização da Plenária tem por objetivo aproximar os colegas aposentados e pensionistas do Sindicato, para que participem mais da vida sindical, entendendo que o Sindicato é por eles e não contra eles.

4.png

Comserá a escolha de quem irá participar do evento?

A Comissão Organizadora propõe aos Delegados Sindicais (DS) a convocação de assembleias, no período que antecede o evento, para eleger os representantes que irão participar da Plenária Nacional. Propõe-se, também, que os DS apliquem o questionário produzido pela Comissão Organizadora (acesse aqui o questionário) sobre assuntos pertinentes e de interesse dos aposentados e pensionistas no período que antecede a Plenária.

É importante que os Delegados Sindicais realizem, caso acatem a proposta da Comissão, suas assembleias no período de 20 de abril até 10 de maio. No mesmo período, a Comissão enviará o link do formulário para todos os aposentados e pensionistas do país.

5.png

Qual o quantitativo de representantes por cada DS?

A Plenária Nacional dos Aposentados e Pensionistas terá participação de representantes das Delegacia Sindicais do Sindireceita da seguinte forma:

Captura_de_tela_2023-04-21_100646.png

Observações da tabela

Em verde: Quantidade de DS's que terão até 2 representantes = 5

Em vermelho: Quantidade de DS's que não terão representantes, por não ter gestor para o triênio 2023/2025 = 4

Dessa forma, todas as DS’s com gestores terão direito a um representante. Porém, as DS’s com mais de 200 (duzentos) filiados, somando aposentados e pensionistas, terão direito a dois representantes, ou seja: DS/Belo Horizonte/MG; DS/Brasília/DF; DS/Ceará; DS/Rio de Janeiro; e DS/São Paulo. Totalizando 78 (setenta e oito) participantes, com direito a voz e voto.

Observações:

• Caso alguma das DS’s se abstenha de sua representatividade por algum motivo, as vagas remanescentes serão ofertadas à DS do local da realização do evento. Os ATRFB escolhidos, nessa situação, poderão participar como observadores com direito a voz, mas sem direito a voto.
  • A DS do local de evento também poderá convidar os filiados aposentados e pensionistas de sua base para participarem da Plenária como observadores com direito a voz, mas sem direito a voto, observando o limite da capacidade do salão contratado (100 pessoas) e se responsabilizando pelas respectivas despesas.

6.png

Quem irá pagar pelas despesas do evento?

As despesas de deslocamento e hospedagem dos representantes serão por conta das respectivas DS’s.

As despesas do local da realização da Plenária: alimentação (almoço e coffee break), demais serviços, materiais e equipamentos necessários serão por conta do Sindireceita.

7.png

Como serão colhidas as propostas e observações dos aposentados e pensionistas que serão tratadas durante a Plenária?

Serão duas formas de recebimento das propostas e observações dos aposentados e pensionistas:

1 - Através do formulário eletrônico que será enviado para todos, no período de 20 de abril a 10 de maio;

2 - Pelo DS durante as assembleias, que as enviará para o e-mail   dir.aposentados@ sindireceita.org.br

8.png

Qual a programação do evento?

Captura_de_tela_2023-04-21_102032.png

Se ainda estiver com dúvidas, entre em contato com a Comissão Organizadora da Plenária através do e-mail  dir.aposentados@ sindireceita.org.br