CNRE reúne conselheiros e delegados sindicais para discutir ações em defesa do Analista-Tributário

O presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Gerônimo Sartori convocou, na tarde de ontem, dia 23, reunião com ampla participação de conselheiros do último CNRE, representantes dos demais Conselhos e delegados sindicais e representantes de todo o país. A reunião também contou com a participação do presidente do Sindireceita, Thales Freitas, de diretores da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e do vice-presidente, Geraldo Seixas.

cnre1

Por mais de cinco horas foram discutidas estratégias para a defesa dos interesses da categoria, em virtude do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4616.

adi 2

As lideranças do Sindicato decidiram convocar uma Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU) para que a categoria possa deliberar pela manutenção do estado de assembleia permanente e o acirramento das mobilizações. Os conselheiros também deliberaram pela criação de um Comitê de Crise, que contará com a participação de membros da Diretoria Executiva Nacional, da Mesa Diretora do CNRE e de representante de cada região geográfica. O Comitê será responsável por coordenar, centralizar e organizar a mobilização da categoria por todo o país.

Também ficou definido um conjunto de ações a serem realizadas internamente, na Receita Federal, e no Congresso Nacional, que visam ampliar a interlocução junto às autoridades públicas para evidenciar os impactos catastróficos de uma decisão favorável a ADI para a administração tributária e para o funcionamento da Receita Federal. No âmbito interno, um dos pontos focais é a insegurança jurídica a que ficariam expostos mais de 40% do efetivo de Analistas-Tributários, cerca de 2.400 servidores, essenciais à atividade tributária e aduaneira, que ingressaram na Receita Federal como Técnicos do Tesouro Nacional e que estarão impedidos de exercer suas atribuições, caso a ADI seja julgada procedente.

cnre banner

O trabalho também terá como foco a repercussão que a desestruturação da Carreira Tributária e Aduaneira poderá causar para o processo de retomada do crescimento econômico e para a superação da crise fiscal, comprometendo inclusive o esforço do governo com o novo arcabouço fiscal.

Durante a reunião, as lideranças sindicais também deliberaram pela suspensão de todos os projetos, eventos e ações realizadas pelo Sindicato, com exceção do encontro de aposentados que já estava previamente agendado e devidamente organizado para ocorrer em Fortaleza/CE, nos dias 21 e 22 de junho. A suspensão projetos e eventos tem por objetivo verter todos os recursos do Sindicato na defesa dos interesses para a mobilização dos Analistas-Tributários em torno da ADI. O julgamento, inaugurado pelo voto do relator ministro Gilmar Mendes, encontra-se suspenso após a apresentação de pedido de vista pelo ministro Dias Toffoli.

cnre redes

Ao longo desta semana, outras ações e reuniões, presenciais e virtuais, serão realizadas com ênfase na defesa dos interesses da categoria. No dia de hoje, 24 de maio, será realizada reunião virtual entre os representantes do Sindireceita e o corpo diretivo da Receita Federal, composto pelo secretário da Receita Federal e todos os 10 superintendentes regionais. Logo em seguida, às 18 horas, será realizada reunião virtual aberta a todos os Analistas-Tributários, que contará com a participação do advogado que defende a categoria na ADI, Dr. Nabor Bulhões. Amanhã, quinta-feira, durante nossa Live Semanal, também serão transmitidas informações sobre a mobilização da categoria.

O CNRE reafirma seu compromisso em ampliar a discussão e a informação para toda categoria e de trabalhar incessantemente até nossa vitória.