Analistas-Tributários da Receita Federal participam de entrega de minicomputadores à Escola Municipal Maciel Ribeiro da Silva, em Bonfim/RR

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram, na semana passada, de cerimônia de entrega de minicomputadores à Escola Municipal Maciel Ribeiro da Silva, em Bonfim/RR. O município está localizado na margem esquerda do Rio Tacutu e na fronteira entre o Brasil e Guiana.

Participaram do evento as Analistas-Tributárias Áurea Nazaré de Mendonça (coordenadora-geral de Atendimento da RFB), Ana Paula Sacchi Kuhar (gerente nacional de Cidadania Fiscal) e Cristiane Balieiro Abgussen (chefe da Divisão de Atendimento da RFB em Minas Gerais); e os Analistas-Tributários Marco Henrique Soares de Menezes (chefe da Divisão de Gestão do Atendimento) e José Batista Laurido Júnior (representante de Cidadania Fiscal da RFB na 2ª Região Fiscal). Também estiveram presentes, na oportunidade, o prefeito de Bonfim, Joner Chagas; o superintendente da Receita Federal na 2ª RF, José Pereira de Barros Neto; o coordenador do Projeto, Auditor-Fiscal Severino Cavalcante; o delegado da RFB em Boa Vista/RR, Auditor-Fiscal Roberto Paulo da Silva Santos; o delegado adjunto da RFB em Boa Vista, Omar Rubim; além de servidores da prefeitura e da RFB.

Sindireceita Programa Receita Cidadã BonfimRR 2 SITE

(Omar Rubim, Cristiane Balieiro, Roberto Paulo, Marco Henrique e Áurea Nazaré. Foto: RFB)

A entrega dos minicomputadores ocorreu no âmbito do Programa Receita Cidadã, por meio do qual a RFB utiliza o processo de destinação de mercadorias para contribuir com a gestão ambiental, ecoeficiência e responsabilidade social com ações em benefício da população. A partir desta iniciativa, diversos itens apreendidos e retidos pelo órgão são transformados e reaproveitados em produtos de grande valor para a sociedade.

Sindireceita Programa Receita Cidadã BonfimRR 3 SITE

(Joner Chagas e José Pereira Barros Neto. Foto: RFB)

Em uma das transformações mais realizadas, a RFB, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), realiza a descaracterização sustentável de receptores de sinal de TV pirata conhecidos como TV Box. As equipes das IES removem o software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueiam o aparelho para que não seja utilizado na captura de sinal. Feito isso, o aparelho pode ser reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com a instalação de um sistema operacional e de softwares educacionais gratuitos.

*Com informações da Receita Federal do Brasil.