Sindireceita participa do 2º encontro do GT de combate ao assédio no serviço público

Sindireceita participa do 2º encontro do GT de combate ao assédio no serviço público

A Secretária Geral do Sindireceira, Iêda Maria de Miranda participou, representando representando a Diretoria Executiva Nacional (DEN) e a Comissão de Mulheres, nesta quinta-feira (31), das 14h às 17h, do workshop sobre enfrentamento ao assédio e discriminação na Administração Pública Federal promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Esse é o segundo painel do curso e tratou sobre “Políticas públicas desenvolvidas para o enfrentamento ao assédio e à discriminação nas relações de trabalho”. O primeiro painel foi realizado no dia 17 de junho na ENAP, em Brasília, e o Sindireceita também esteve presente. (reveja aqui).

O curso é voltado para servidores da Administração Pública Federal, e integra as ações do Grupo de Trabalho (GT) Interministerial de Combate ao Assédio e à Discriminação, lançado no final de julho (27) no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável por presidir o GTI nos próximos seis meses. O Sindireceita esteve presente na cerimônia de lançamento do GT Interministerial (reveja aqui).

aa508ad9 b13d 48f3 9d97 8ff8557a94cf

A doutora em Economia Daniela Gorayeb, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos foi quem coordenou os trabalhos do 2° painel do ciclo de debates. Foram apresentadas as políticas desenvolvidas pela Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência; pelo Ministério das Mulheres; Ministério da Saúde; e, Ministério do Trabalho e Emprego, cabendo aos convidados efetuarem a escolha ou apresentarem novas políticas, que deveriam ser encaminhadas ainda na tarde de ontem.

Servirão de subsídios também, os resultados obtidos via pesquisa na plataforma SouGov, a qual será disseminada em todas as mídias do governo federal. O objetivo é que os órgãos façam campanha em suas bases para obtenção de uma maior participação dos servidores públicos federais.

WhatsApp Image 2023 09 01 at 14.50.23

Papel do GTI Interministerial

Essa primeira fase será composta por 4 painéis, com previsão de término no dia 28 de setembro (2023). O objetivo é conhecer as políticas públicas ao enfrentamento ao assédio e à discriminação desenvolvidas nos outros órgãos governamentais e empresas públicas. Esses exemplos servirão de subsídio na elaboração da proposta do Plano de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação na Administração Pública Federal e das atividades desenvolvidas pelo GT que irão compor o relatório final. Após a finalização dos trabalhos, o relatório será encaminhamento ao Ministro de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em cumprimento ao mencionado Decreto.