Sindireceita participa de reunião do Fonasefe que estabeleceu próximos passos para a mobilização dos servidores federais na luta pela recomposição salarial

O Diretor Valdemir Bueno representou o Sindireceita em reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1/9.

Nesta reunião, após a exposição de informes pelas entidades sindicais, bem como o debate e a avaliação crítica das inconsistências da postura governamental no tocante à  apresentação de uma digna proposta de reajuste salarial dos servidores públicos federais e do cenário desafiador que o Arcabouço Fiscal representa para a recuperação das grandes perdas de poder aquisitivo dos trabalhadores do serviço público federal, foram estabelecidos procedimentos e demais encaminhamentos para a realização de uma Plenária a qual terá por missão, respaldada em informações técnicas do DIEESE atinentes ao orçamento federal, estabelecer Cronograma e demais estratégias de mobilização.

Os encaminhamentos da reunião de hoje foram:

• Continuar cobrando do governo o calendário de reuniões para tratar da pautada mesa nacional de negociação: pauta econômica e revogação de normas;
  • Continuar a pressão também sobre o legislativo, participando das audiências e reuniões nas comissões em que o governo estará presente, além da pressão direta aos parlamentares;
  • Articular, rearticular e/ou fortalecer os fóruns estaduais de entidades dos servidores públicos;
  • Elaborar uma nota à sociedade, expressando o posicionamento da bancada sindical em relação à reforma administrativa: contrária à PEC 32 e qualquer projeto de reforma administrativa do governo que utilize as mesmas diretrizes da PEC;
  • Que o DIEESE realize um estudo detalhado do PLOA 2024, para subsidiar a ação política da bancada sindical e a plenária nacional;
  • Construir um calendário de mobilização que aponte para maior pressão sobre o governo federal. Este calendário deve ser aprovado na plenária nacional dos servidores públicos;
  • Realização de plenária nacional hibrida, enfatizando a presencialidade, para organizar a luta, dia 16 de setembro;
  • Reforçar a atuação nas redes sociais e a divulgação de outros materiais físicos que fortaleçam a campanha;
  • Reforçar o dia 3 de outubro, data como um dia de mobilização em defesa da soberania nacional e dos serviços públicos;
  • Manter a realização de uma live sobre o arcabouço fiscal, seus impactos nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores públicos;
  • Reforçar o dia de luta - Grito dos Excluídos, que ocorre no 7 de setembro;
  • Pautar o debate sobre os riscos de desmonte do Regime Jurídico Único;
  • Destacar na campanha que o arcabouço fiscal, o PLDO e PLOA 2024 favorecem setores da burguesia (banqueiros, agronegócio etc).