Sua previdência mudou. Assim, sua aposentadoria já não é mais a mesma. Sua pensão mudou. Você está atento a isso?

A maioria do Analistas-Tributários sabe que a Emenda Constitucional 103/2019 (EC 103) trouxe grandes alterações nas aposentadorias comuns dos servidores públicos, mas, poucos, ou nem todos, se atentaram que essas mudanças foram ainda mais profundas nas pensões e aposentadorias por invalidez.

Preocupado com esse cenário o Sindireceita elaborou e mantém o hotsite https://alertaprevidenciario.sindireceita.org.br/ , que informa os colegas sobre as alterações na legislação previdenciária.

Muitos servidores não estão devidamente conscientizados sobre o impacto dessas mudanças não só sobre seu futuro, mas também sobre o futuro de toda a sua família. Diante disso a Diretoria de Assuntos Previdenciários do Sindireceita coletou o máximo de informações possíveis, com a intenção de ALERTAR os filiados para a sua nova realidade previdenciária.
Neste mesmo sentido, foi levada ao CNRE esta preocupação por inúmeros conselheiros, tendo sido aprovada uma resolução, a Resolução LXXVII-CNRE n.º 021/2021, a qual está descrita abaixo:

“O Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) deliberou que a Diretoria Executiva Nacional deve incluir de forma permanente em todos os canais de comunicação do SINDIRECEITA uma apresentação sobre a situação das aposentadorias e pensões pelas novas regras após a reforma da previdência num formato didático que apresente simulações em mais de um cenário, para que o filiado tenha conhecimento de que em caso de falecimento ou aposentadoria por invalidez, como ficaria o rendimento do benefício, acompanhado de ampla divulgação. Divulgar igualmente que já existe convênio para a contratação de seguro de vida para os filiados:”

Hoje temos muitos cenários previdenciários possíveis. Não estamos mais diante da anterior realidade em que os cenários eram praticamente iguais para todos. Assim, as informações contidas no hotsite www.alertaprevidenciario.sindireceita.org.br não pretendem esgotar todos os assuntos. O objetivo de fato não é este, mas, o de fazer com que os colegas estejam alertas à sua nova realidade previdenciária.

A ideia não é que o colega saia da visita ao hotsite com todas as suas dúvidas sanadas, mas que se conscientize que sua situação previdenciária já não é mais a mesma de antes da EC 103 e demais alterações e então, busque se enxergar, se colocar, se enquadrar e se aprofundar no assunto diante deste novo cenário.

Para isso o site traz inúmeras situações hipotéticas, exemplifica para o servidor o cenário no qual ele pode se enquadrar para despertar o colega para que procure se aprofundar na sua situação específica. Dessa maneira ele poderá se enxergar nesse novo contexto, analisando suas perspectivas e avaliando o que ele pode e deve fazer diante dos fatos.

Focando na realidade dos Analistas-Tributários, sabemos que nos foram impostas muitas realidades adversas ultimamente. Nos últimos anos ficou difícil até mesmo ter foco nos horizontes que devemos observar, mas é dever do Sindicato alertar a todos de que não é possível se acomodar e que é preciso que cada um de nós esteja muito atento e comprometido com o nosso próprio futuro.

O Sindireceita tem cumprido seu papel de farol, jogando um facho de luz na cena previdenciária, porém, cada um tem que saber e conhecer sua situação individual , diante disso, escolher qual o melhor caminho a seguir.
Para isso visite o hotsite https://alertaprevidenciario.sindireceita.org.br/

Aproveite, se ainda não o fez, para agendar a sua consultoria sobre Migração ao Regime de Previdência Complementar (RPC), pois ainda há vagas remanescentes e o exercício ou não de sua migração ao RPC acontecerá muito breve. Saiba mais clicando aqui. https://bit.ly/3F3vS0w