LXXXVI CNRE debate Regimento Interno da RFB e Receita do Futuro

O processo de construção do novo Regimento Interno (RI) da Receita Federal do Brasil (RFB) e o projeto Receita do Futuro foram amplamente debatidos na manhã deste domingo, dia 3, durante a LXXXVI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE). Na ocasião, o diretor de Defesa Profissional do Sindireceita, Alexandre Magno, apresentou à Plenária diversas considerações da Diretoria Executiva Nacional (DEN) sobre os temas e detalhou os últimos encaminhamentos obtidos após reuniões junto à Administração da RFB. Após a explanação, os conselheiros e conselheiras fizeram uso da palavra para manifestar suas percepções, críticas e sugestões.

O diretor de Defesa Profissional, Alexandre Magno, iniciou sua apresentação ressaltando todo o trabalho conduzido pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) junto à Administração da Receita Federal visando assegurar a participação dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias nas discussões sobre o Regimento Interno. Segundo Magno, embora o RI esteja em debate há tempos, infelizmente os servidores da RFB, de modo geral, não tiveram oportunidades suficientes para discutir o tema. “Houve algumas reuniões com alguns servidores, principalmente aqueles da área de gestão da Receita Federal, mas a abertura à participação geral dos servidores públicos pertencentes ao quadro funcional não ocorreu”, comentou.

Em decorrência disso, o Sindireceita manifestou sua contrariedade em relação à metodologia adotada pela Administração da RFB. Conforme frisou Alexandre Magno, o posicionamento do Sindicato foi de extrema importância, uma vez que as alterações propostas pela Receita Federal são profundas e transformarão as formas de trabalho dos servidores da Casa. “A alteração que está sendo proposta na RFB é profunda e substancial em relação à sua jurisdição, por exemplo. Estamos saindo de uma jurisdição territorial para uma jurisdição por processo de trabalho. Isso muda muito a nossa forma de trabalhar e o nosso entendimento sobre como os contribuintes serão atendidos em relação às suas demandas. Por isso era necessário haver essa maior participação dos servidores neste debate”, esclareceu.

Ainda de acordo com o relato do diretor de Defesa Profissional, infelizmente a RFB só disponibilizou as primeiras informações às entidades sindicais no dia 2 de outubro, durante reunião que contou com a presença do secretário especial do Órgão, Robinson Barreirinhas; membros da Administração Central; superintendentes das 10 Regiões Fiscais (RF); administradores regionais; e representantes das entidades sindicais dos servidores da Instituição (leia a notícia publicada sobre a reunião aqui). “Foi uma discussão muito rápida. Na reunião, cada subsecretário teve apenas cinco minutos para apresentação dos seus slides e houve a disponibilização de uma planilha do Regimento atual comparado ao RI que está sendo proposto, sem estarem contempladas as entidades sindicais para que pudéssemos apresentar as nossas considerações”, criticou.

Sindireceita LXXXVI CNRE 03.12 MANHÃ Alexandre Magno 2

Na oportunidade, o Sindireceita cobrou que a Administração incluísse as entidades sindicais nos debates. A solicitação foi acatada pelo secretário especial, Robinson Barreirinhas, que além de ouvir e compreender como necessárias as considerações do Sindicato, requisitou ao gabinete da secretária especial adjunta, Adriana Gomes Rêgo, a abertura do espaço às representações dos servidores.

Convite à categoria

Logo após esta reunião, o Sindireceita convidou a categoria a analisar o novo Regimento Interno, com base nos materiais disponibilizados pela própria RFB. Para isso, a DEN disponibilizou um formulário, na Área Restrita do site, para que os ATRFBs pudessem manifestar suas críticas e sugestões sobre o tema (relembre aqui).

Cabe ressaltar que a RFB havia definido que a publicação do Regimento Interno se daria no final deste ano de 2023, em virtude do prazo estabelecido em decreto para a conversão das Funções Comissionadas e Cargos Comissionados (FG e DAS) para Funções Comissionadas do Executivo (FCE) e Cargos de Comissão do Executivo (CCE), respectivamente. De acordo com o decreto, essa conversão deve ocorrer até o dia 31 de março de 2024. Após esse prazo, caso não ocorra a conversão, todos os titulares que hoje ocupam DAS ou FG serão exonerados ou dispensados e os cargos e funções serão extintos.

Diante disso, o Sindireceita pleiteou junto à Administração que os prazos fossem desvinculados, possibilitando a abertura de um bom debate com a colaboração dos servidores do órgão em relação ao Regimento Interno. Em resposta, o Órgão estabeleceu, por meio de Portaria, a criação de Grupos de Trabalho para analisar as propostas dos servidores. O colegiado é composto pela secretária especial adjunta, Adriana Gomes Rêgo; pelas cinco subsecretarias da Instituição (Suara, Sufis, Sutri, Suana e Sucor); por representante da Coordenação-Geral de Planejamento, Organização e Avaliação Institucional (Copav); e por dois representantes titulares e um suplente de cada uma das três entidades sindicais envolvidas (Sindireceita, Sindifisco Nacional e Sindfazenda).

Os diretores Alexandre Magno e Fabiano Rebelo (Estudos Técnicos) são titulares, pelo Sindireceita, no colegiado. Por sua vez, a diretora Mariluce Vilela (Assuntos Aduaneiros) ocupa a suplência no grupo, representando o Sindicato.

As atividades do Grupo de Trabalho devem ter início no dia 8 de dezembro, data final para envio das propostas dos servidores sobre o novo RI. Conforme relembrou o diretor Alexandre Magno, ainda durante sua explanação no LXXXVI CNRE, o prazo anteriormente estabelecido pela RFB era o dia 29 de novembro. Após reunião entre representantes da DEN e das Delegacias Sindicais (DS), o Sindicato encaminhou ofício ao Órgão solicitando a ampliação do prazo para envio das sugestões até o final de dezembro ou até o mês de janeiro de 2024. Em resposta, a Administração deliberou pela ampliação do prazo em poucos dias, até 8 de dezembro.

Segundo o diretor de Defesa Profissional, esse cenário motivou a Diretoria do Sindicato a propor à categoria a realização de Oficinas Locais e Regionais e de uma Plenária Nacional para debate sobre o novo RI. O objetivo é que os ATRFBs construam um conjunto de propostas para serem apresentadas pela DEN ao Grupo de Trabalho constituído. Saiba mais sobre o assunto aqui

Sindireceita LXXXVI CNRE 03.12 MANHÃ Alexandre Magno 3

Para Alexandre Magno, mesmo diante do prazo exíguo para envio das propostas, a movimentação das bases no debate sobre o Regimento Interno é imprescindível e as colaborações da categoria poderão contribuir para melhorias na atuação dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias. “Infelizmente, o prazo é 8 de dezembro, mas isso não nos impede de fazer proposições. O Regimento Interno não é estático; ele é uma norma dinâmica. Ainda que não consigamos o que é ideal para a categoria nesse 8 de dezembro, pelo menos já conseguiríamos reunir proposições para melhorar nosso espaço de atuação profissional. Não podemos perder a oportunidade de interferir, minimamente, em alguns processos de trabalho”, defendeu.

Atendimento

O fechamento de unidades da RFB também foi discutido pelo diretor Alexandre Magno em sua apresentação. Acerca do tema, ele ressaltou o esforço conjunto da DEN e representantes dos Conselhos Estaduais de Delegacias Sindicais (CEDS) no Paraná e em Santa Catarina para reverter o fechamento de unidades na 9ª Região Fiscal (9ª RF). “Pleiteamos a manutenção das unidades, mesmo com baixo número de atendimentos, para que houvesse a presença de nossa Instituição nas microrregiões. A presença da nossa Instituição é fundamental, não como PAV ou NAF, mas poderia ocorrer nessas unidades como APA”, avaliou.

Ainda no âmbito do atendimento, Magno detalhou aos conselheiros e conselheiras do LXXXVI CNRE sobre o conteúdo de proposta da Coordenação-Geral de Atendimento (COGEA) da RFB, que tem como titular a Analista-Tributária Áurea Nazaré de Mendonça. “A coordenadora-geral propôs, em conjunto com seus colegas que também são Analistas-Tributários, em maioria, a criação dos Centros Regionais de Atendimento e das equipes que fariam a conformidade, relacionamento com pessoas físicas e grandes contribuintes, e também o trabalho cidadania fiscal. Porém, os superintendentes entenderam que a cidadania fiscal deveria ficar atrelada aos seus respectivos gabinetes. No Regimento Interno há uma concentração de funções e cargos comissionados no órgão central. Pedimos a colaboração de toda a categoria para nos manifestarmos sobre isso. O Regimento é disciplinado por Portaria e seria mais fácil convencermos a Receita Federal de mudanças. Falando em Portaria, as estruturas já estão definidas, o decreto está pronto para ser publicado em breve e não será alterado. Ainda assim, temos condições de interferir nas competências das nossas equipes”, concluiu.

Plenária

A Plenária discutiu durante toda a manhã e propostas foram apresentadas à Mesa Diretora do CNRE. A Mesa estabeleceu que as proposições sejam trabalhadas, de forma a possibilitar votação das mesmas na segunda-feira, dia 4, para aprovação ou não.