Próxima reunião da Mesa Nacional está agendada para o dia 28 e servidores vão intensificar luta por reajuste salarial imediato

O governo federal deverá apresentar no dia 28 deste mês uma resposta à contraproposta de reajuste salarial encaminhada pelos servidores públicos federais. Nesta data está agendada a primeira reunião de 2024 da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) que contará com a presença dos representantes das entidades sindicais dos servidores, entre elas o Sindireceita. A reunião está agenda para quinta-feira, dia 28, a partir das 14h30.

Na última semana, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que conta com a participação do Sindireceita, o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e as Centrais Sindicais entregaram ao governo uma contraproposta de reajuste salarial e um conjunto de reivindicações que ainda não foram atendidas e que seguem sendo discutidas na Mesa Nacional. Veja aqui a contraproposta.

A contraproposta encaminha pelos Fóruns e Centrais Sindicais foi uma resposta conjunta dos servidores, por meio de seus sindicatos, rejeitando a proposta apresentada e, principalmente criticando a postura do governo federal por não contemplar a luta pela valorização profissional dos servidores, especialmente diante das consequências da inflação ao longo dos anos em que os salários e os proventos de aposentados e pensionistas estiveram congelados.

É importante reforçar que o reajuste de 9% concedido em 2023 foi fruto de uma intensa mobilização e conforme amplamente divulgado tratou-se de uma decisão emergencial para reduzir os impactos de mais de seis anos sem aumento de salários. Por ora, a única proposta apresentada pelo governo não prevê aumento para os servidores em 2024 e apenas acena para um reajuste de 9%, a ser pago em duas parcelas de 4,5%: a primeira em maio de 2025 e a segunda em maio de 2026.

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita reforça que está participando ativamente das discussões e reuniões promovidas pelos Fóruns e Centrais Sindicais e que a categoria precisa estar atenta e mobilizada para que este esforço possa se reverter na concretização de mais um acordo de reajuste salarial para o conjunto dos servidores. A DEN ressalta ainda que seguirá atuando com todos os meios e em todas as instâncias visando a valorização e o reconhecimento dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil.