Semana da Mulher: confira os eventos programados pela Comissão de Mulheres, Secretaria Geral, DAJ e DCO do Sindireceita

O mês de março será inaugurado com uma ampla programação de atividades relacionadas à Semana da Mulher, realizada em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado no próximo dia 8. Confira a seguir os eventos que serão promovidos no período pela Comissão de Mulheres, Secretaria Geral, Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ) e Diretoria de Comunicação (DCO) do Sindireceita.

Na segunda-feira, às 17h, a DAJ realizará transmissão ao vivo, por meio do canal do Sindicato no YouTube, de palestra sobre o tema “Assédio sofrido pelas mulheres no serviço público: como podemos atuar?”. A apresentação será conduzida pela advogada Dra. Alessandra Damian Cavalcanti, Gerente Jurídica Nacional do Sindireceita, mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), bacharel em Direito pelo Uniceub/DF e autora do livro A Negociação Coletiva no Serviço Público como Corolário do Direito de Sindicalização e do Direito de Greve, publicado pela Editora Ltr. Ainda durante a transmissão ao vivo, será lançado o e-mail do Sindireceita Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sindireceita Semana da Mulher Programação 29.02 REDES 1

Posteriormente, na quinta-feira, dia 7, o Sindicato promoverá duas palestras em parceria com o Ministério da Fazenda (MF). As interessadas e interessados em participar destes eventos poderão acompanhá-los virtualmente, em lives transmitidas no canal do Sindireceita no YouTube, ou presencialmente, na sede do MF, localizada na Esplanada dos Ministérios (Bloco P), em Brasília/DF.

A primeira apresentação ocorrerá às 14h e terá como tema “Assédio e violência de gênero no trabalho: necessidade de efetivação da prevenção e do controle”. O assunto será discutido em palestra ministrada por Danielle Olivares Corrêa, procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e coordenadora nacional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT; e por Lys Sobral Cardoso, procuradora do Trabalho no Distrito Federal (PRT-10ª Região), mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília (UnB).  

Sindireceita Semana da Mulher Programação 29.02 REDES 2

Na sequência, às 15h, será realizada palestra sobre o tema “A relação entre nutrição e ansiedade na saúde da mulher”. A apresentação será conduzida por Claudia Dinali, formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Nutrição e Saúde pela UFG, pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pela Pontifícia Católica de Goiás (PUC) e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Faculdade VP. A especialista atua em consultório desde o ano de 2010.

Por fim, na sexta-feira, dia 8 de março, às 10h, será lançado novo episódio do Podcast do Sindireceita sobre o tema “Mulheres na Aduana”, com entrevista concedida pela Analista-Tributária da Receita Federal do Brasil (RFB) atuante no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), Valdiléia da Cunha e pela diretora de Assuntos Aduaneiros da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Mariluce Vilela Fontoura. O episódio será veiculado no canal do Sindireceita no YouTube, bem como no perfil do Sindicato no Spotify.