Não caia em golpes! Confira as dicas do Sindireceita para aumentar a sua segurança

Ligações, e-mails e mensagens por SMS, WhatsApp e Telegram. Esses são alguns meios utilizados por organizações criminosas para a aplicação de golpes diariamente. Com o objetivo de alertar os filiados e filiadas do Sindireceita em todo o Brasil sobre o tema e fornecer informações necessárias para aumentar a segurança da categoria, disponibilizamos a seguir um conjunto de orientações e dicas para que todos e todas possam identificar possíveis ameaças e evitar golpes.  

Se você, filiado e filiada, receber informações em nome do Sindireceita e deseja confirmar a autenticidade das mesmas, basta entrar em contato com o Sindicato. Para confirmar informações sobre ações judiciais, fale com a Diretoria de Assuntos Jurídicos, por meio do Centro de Atendimento Jurídico ao Filiado (CAJF), que funciona diariamente e de forma ininterrupta, das 10h às 16h, nas seguintes modalidades:

  • E-mail, por intermédio do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Virtualmente, por intermédio do aplicativo Teams;
  • Por telefone, por meio do número (61) 3962.2300; e
  • Presencialmente, na sede da Diretoria Executiva Nacional (DEN)

O filiado poderá solicitar o agendamento para as modalidades de atendimento virtual ou presencial pelo aplicativo do Sindireceita (app.sindireceita.org.br) ou por intermédio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para confirmar informações recebidas sobre outros assuntos, basta enviar um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

 


Sindireceita Dicas contra golpes 1 SITE

 

Dica #1 - Projeta seus dados

Nunca forneça dados pessoais como seu nome completo, telefone, endereço e CPF para pessoas desconhecidas. Informações como o CPF podem ser utilizadas por terceiros para a prática de crimes financeiros, por exemplo. Por meio do CPF, organizações criminosas podem realizar diversas operações, como contratar empréstimos e financiamentos, sem conhecimento das vítimas.

 


Sindireceita Dicas contra golpes 2 SITE

 

Dica #2 – Cuidado com ofertas “imperdíveis”

Não raramente, criminosos entram em contato com suas vítimas oferecendo propostas que aparentam ser extremamente lucrativas, sobretudo em curto prazo. Caso você tenha sido contatado em situação similar a esta, desconfie! Pode se tratar de um golpe. Antes de aderir a promoções chamativas, investir seus recursos em negócios que prometem retorno financeiro fácil e rápido, busque fontes oficiais para checar a veracidade das informações.

 


Sindireceita Dicas contra golpes 3 SITE

 

Dica #3 – Atenção para links suspeitos

Não clique em qualquer link! Criminosos se valem rotineiramente do envio de links maliciosos para obter dados de suas vítimas. Certifique-se de acessar apenas links confiáveis; mantenha um bom antivírus em seu computador; nunca acesse páginas na internet apontadas pelo navegador como potencialmente perigosas; e verifique se o domínio do site apresentado no link termina com as inscrições “.com” ou “.br” – mais utilizadas por sites oficiais. 

 


Sindireceita Dicas contra golpes 4 SITE

 

Dica #4 – Ligações

Fique atento às ligações! Nunca forneça informações pessoais, bancárias ou quaisquer outros dados sensíveis por telefone. Caso desconfie que uma ligação recebida pode ser uma tentativa de golpe, encerre a chamada e verifique a autenticidade do contato. Caso tenha recebido uma ligação de terceiro afirmando representar a sua instituição bancária, por exemplo, entre em contato diretamente com o seu banco e averigue a informação junto ao gerente de sua conta.

 


Sindireceita Dicas contra golpes 5 SITE

 

Dica #5 – Senhas e verificação

Senhas fortes são importantes para aumentar a sua proteção contra tentativas de golpe. Por isso, não utilize senhas simples em ambientes virtuais, tais como números em sequência (1,2,3,4,5...), seu nome ou número de documentos pessoais (CPF, RG) para fazer login em redes sociais, sites e e-mail. Utilize caracteres diversificados e reforce a sua proteção por meio da chamada verificação em suas etapas, que permite confirmar, em meios distintos, a tentativa de login em sua conta.