Ícone Sindireceita

Sindireceita responde ao MGI e cobra abertura imediata de negociação salarial

4 de julho de 2024 às 16:26

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita enviou um novo ofício para a Diretoria de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos cobrando a abertura imediata da Mesa Específica para tratar a negociação salarial.

Ontem, conforme informado pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita, por meio de ofício, o MGI comunicou que havia encerrado a negociação salarial com o Sindicato, de forma unilateral quebrando dois acordos que foram celebrados entre as partes no início deste ano. (Veja aqui)

Há tempos, vínhamos criticando e cobrando uma mudança de postura dos negociadores e representantes do governo federal na MNNP e alertando que a falta de definições e a letargia no processo de negociação acabariam por empurrar os servidores públicos federais para o acirramento das mobilizações. Agora, com a materialização da quebra de acordos por parte do governo e de seus representantes com a nossa categoria, somos obrigados a tomar o caminho da luta e da mobilização.

É lamentável que um governo que criou, ainda em 2003, um sistema e uma estrutura de negociação permanente com os servidores adote uma postura de desrespeito que chega ao limite da irresponsabilidade e da falta de ética.

No caso específico dos Analistas-Tributários da Receita Federal são dois acordos firmados e assinados; o TERMO DE COMPROMISSO Nº 01/2024, que definiu o reajuste dos benefícios assistenciais e determinou de forma expressa que a negociação salarial se daria na Mesa Específica a ser aberta até julho; e o termo de Acordo nº 2, que tratou exclusivamente da regulamentação do Programa de Produtividade da Receita Federal.

Para que não reste dúvida, reproduzimos, mais uma vez, a clausula segunda do TERMO DE COMPROMISSO Nº 01/2024, que de forma explícita determina que “as negociações relativas à reestruturação de carreiras e reajustes de remuneração ocorrerão no âmbito das Mesas Específicas e Temporárias, devendo ser instaladas até o mês de julho de 2024.” (Veja aqui o Termo nº 1)

Também reproduzimos, novamente, o que está expresso na cláusula sexta do termo de Acordo nº 2 que determina que “o presente acordo refere-se exclusivamente aos valores e percentuais do Bônus de Eficiência e Produtividade na atividade tributária e aduaneira não comprometendo o direito das entidades sindicais em apresentar outras pautas nos fóruns adequados”.  Veja aqui o Termo nº 2

Lamentamos também as contradições evidentes entre os comunicados dos negociadores na Mesa Nacional e a posição pública da ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck que, em entrevistas e discursos, deixou absolutamente claro que o acordo firmado com os servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal se limitava ao cumprimento da negociação iniciada em 2016, (Veja Termo-de-Acordo-2016.pdf ) que culminou com a criação do Programa de Produtividade da Receita Federal e com a regulamentação do Bônus de Eficiência Variável.

Veja o trecho em que a ministra da Gestão e da Inovação em
Serviços Públicos, Esther Dweck fala sobre o acordo do Bônus de Eficiência Variável

Como acreditamos na importância do diálogo e da negociação, instrumentos fundamentais no processo democrático e na lida sindical, seguimos insistindo para que a Mesa Nacional de Negociação Permanente resgate os preceitos e valores que nortearam a sua criação e sua existência.

Neste sentido, assim que fomos informados da decisão tomada pela Diretoria de Relações de Trabalho no Serviço Público da Secretaria de Relações de Trabalho (SRT/MGI), em sentido oposto as manifestações públicas da ministra conforme já ressaltado, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita encaminhou ao Ministério um ofício resgatando todo o processo de negociação, tanto do Bônus Variável, quanto para a abertura das tratativas para implementação do reajuste salarial dos Analistas-Tributários.

No ofício nº 60, a Diretoria do Sindicato solicita o agendamento de uma reunião para tratar do tema e para que não sejam cometidas injustiças e reforça que a categoria poderá reagir de forma mais acirrada diante do encerramento, unilateral da negociação. A DEN destaca ainda no ofício nº 60, que “a ausência de negociação seria severamente prejudicial sobretudo para os aposentados e pensionistas que recebem apenas 35% do bônus dos ativos e serão pouco beneficiados pela regulamentação do bônus variável.” “Esperamos que nossa categoria não seja levada a pensar que foi ignorada nas negociações que envolvem todo o serviço público”.  (Veja o Ofício_060_do_Sindireceita.pdf)

A todas as Analistas-Tributárias e os Analistas-Tributários, a Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita reafirma seu compromisso em defesa da categoria. Nos dirigimos também, com especial atenção aos aposentados e pensionistas, para reafirmar nossa disposição incansável na consolidação do reajuste salarial que contemple a todos.

Seguiremos lutando por nossos direitos e por um sistema de negociação e de diálogo permanente que se paute pelo respeito, pela conduta ética e que tenha no reconhecimento e na valorização dos servidores e do serviço público seus objetivos principais.

Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas

Em reunião com a Diretoria do Sindireceita MGI apresenta contraproposta de reajuste para os Analistas-Tributários
Sindicato

Em reunião com a Diretoria do Sindireceita MGI apresenta contraproposta de reajuste para os Analista...

Os detalhes da contraproposta serão apresentados pelo presidente do Sindireceita, Thales Freitas na Live Semanal que será realizada hoje, dia 3, a partir das 17h.

4 de julho de 2024 às 16:26

Atenção, filiado(a): não perca a nossa Live Semanal de hoje, dia 03, às 16h30!
Sindicato

Atenção, filiado(a): não perca a nossa Live Semanal de hoje, dia 03, às 16h30!

Na pauta: negociação salarial e AGNU

4 de julho de 2024 às 16:26

Sindireceita se reúne com deputado Sóstenes Cavalcante (PL) para tratar PEC 06
Sindicato

Sindireceita se reúne com deputado Sóstenes Cavalcante (PL) para tratar PEC 06

As entidades solicitaram o apoio do parlamentar para dar andamento à tramitação da PEC 06 - conhecida como PEC Social, que prevê a extinção escalonada da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas

4 de julho de 2024 às 16:26

Tabela de preços e serviços da Allcare e Unimed Vitória para os filiados do Sindireceita
Sindicato

Tabela de preços e serviços da Allcare e Unimed Vitória para os filiados do Sindireceita

Veja abaixo tabela de preços e serviços disponibilizados pela Allcare e Unimed Vitória.

4 de julho de 2024 às 16:26

DS Brasília promove Arraiá Junino do Sindireceita
Sindicato

DS Brasília promove Arraiá Junino do Sindireceita

O evento contou com a presença cerca de 150 filiados Analistas Tributários Aposentados, Ativos e Pensionistas e seus familiares

4 de julho de 2024 às 16:26

Publicado o Regimento Interno da Comissão de Aposentados e Pensionistas
Aposentados e pensionistas

Publicado o Regimento Interno da Comissão de Aposentados e Pensionistas

A Comissão de Aposentados e Pensionistas do Sindireceita torna público seu regimento interno e informa que o documento foi devidamente registrado em cartório

4 de julho de 2024 às 16:26