Diretoria Executiva Nacional anuncia os vencedores do concurso Perspectiva AT

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, por meio da Diretoria de Comunicação (DCO), e em parceria com o Clube de Benefícios do Sindireceita e a you huul, tem a honra de anunciar os vencedores da primeira edição do concurso Perspectiva AT.

1º LUGAR

Em primeiro lugar foi escolhido o registro fotográfico realizado pelo Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Laerte Losacco Toporcov Junior, lotado na Alfândega de Viracopos/SP. O registro foi feito em maio de 2022, nas Cataratas do Iguaçu (Garganta do Diabo), durante cobertura jornalística da Aduana TV (TV de Viracopos – 8ª RF). A imagem retrata o trabalho das Operações Aéreas V&R Op. Fronteira Blindada II (SRRF09) & OAT Avançado (Corep).

1º LUGAR

Laerte conseguiu capturar a foto do helicóptero da RFB, enquanto estava a bordo de outra aeronave. Uma imagem que ressalta a força da Aduana Brasileira e o trabalho da equipe do CEOAR fiscalizando as nossas fronteiras e que também apresenta a atuação do Analista-Tributário Tarik Dequech Cardoso, equipado com uma arma longa, utilizada na operação de fiscalização.

Também merece destaque a grande dificuldade técnica de realização da foto em pleno voo. Este é um retrato da grandeza de nosso País e da magnitude do desafio do trabalho de controle aduaneiro nos mais de 16,8 mil quilômetros de fronteira do Brasil com nove países.

2º LUGAR

Em segundo lugar foi escolhido o vídeo produzido e encaminhado pelo Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Joaquim Soares Padilha Filho, lotado na Alfândega do Órgão em Dionísio Cerqueira/SC (ALF/DCA). O colega foi o responsável pela captação e edição das imagens do vídeo, que apresenta o trabalho de controle aduaneiro realizado pelos Analistas-Tributários e sua atuação na apreensão de quase 30 mil latas de energético em Dionísio Cerqueira. Uma operação que resultou, também, na apreensão de cigarros contrabandeados, localizados em um depósito na área rural do município.

O vídeo também retrata a atuação dos novos Analistas-Tributários que tomaram posse no início deste ano. Para muitos, esta foi a primeira operação de repressão e combate ao contrabando e descaminho de suas carreiras.

3º LUGAR

Em terceiro lugar foi escolhida a foto encaminhada pelo Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Anaximandro Orleans Calle de Paula, lotado na Alfândega de Recife (ALF/REC). O Agente Administrativo integrante da mesma equipe, Alcimar Bezerra da Silva, registrou o momento em que o ATRFB Anaximandro Orleans Calle de Paula cumprimentou o condutor de embarcação estrangeira recém-chegado ao Brasil, no Porto do Recife, em veleiro procedente da Europa, no ano de 2015. Anaximandro foi o primeiro contato do viajante na América do Sul, após 20 dias de navegação atravessando o Oceano Atlântico.

3º LUGAR

A foto destaca a atuação da Alfândega, que contempla o controle de admissão temporária do barco e orientações ao turista sobre onde formalizar as exigências de imigração e da Marinha. A imagem mostra, ainda, a rotina dos Analistas-Tributários que, diariamente, em várias fronteiras do país, são os primeiros a representar o Estado perante os que chegam e, também, os últimos que acompanham aqueles que estão de saída do Brasil.

32 anos do Sindireceita

A primeira edição do concurso Perspectiva AT integra as comemorações dos 32 anos de fundação do Sindireceita, celebrado em 9 de abril. Ao longo de cinco meses, foram encaminhadas, para a Diretoria Executiva Nacional, mais de 100 fotos e vídeos que retratam o trabalho dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias e a perspectiva dos colegas sobre a importância da Receita Federal para sociedade e para o país. Confira na Área Restrita do site (clique aqui) todas as fotos e vídeos enviados pelos 15 colegas Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias que se inscreveram no concurso.

As fotos e vídeos recebidos pelo Sindireceita foram avaliados por Comissão Julgadora composta pelo presidente do Sindireceita, Thales Freitas; pelo presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Gerônimo Sartori; pelo diretor de Comunicação, Moisés Hoyos; e pela equipe da Diretoria de Comunicação do Sindicato.

Três produções foram escolhidas e declaradas vencedoras do concurso. O primeiro lugar receberá como prêmio um drone modelo E88 câmera 4k. O segundo lugar será agraciado com uma câmera fotográfica Instax mini 12. E o terceiro lugar receberá um smart wifi photo frame digital.

A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita agradece imensamente a todas e todos que participaram desta primeira edição do concurso Perspectiva AT que, acima de tudo, visa valorizar o trabalho dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil.