Boletim Semanal do Sindireceita – De 18 a 22 de março de 2024

18.03. Diretoria do Sindireceita participa de reunião com a COREP

✅ O presidente do Sindireceita, Thales Freitas; a diretora de Assuntos Aduaneiros, Mariluce Vilela Fontoura; e o diretor de Comunicação, Moisés Hoyos, participaram, na semana passada, de reunião junto a representantes da Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho (COREP) da Subsecretaria de Administração Aduaneira (Suana) da Receita Federal do Brasil (RFB). Na oportunidade, foram debatidos diversos temas de interesse dos Analistas-Tributários, especialmente a questão do processo de formação em arma curta para os novos servidores do cargo.

Saiba mais: https://bit.ly/43r1LeX

18.03. Sindireceita participa do Seminário “Reforma Tributária: Os Caminhos da Convergência"

✅ O Movimento VIVA, iniciativa da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo – Afresp, promoveu o Seminário “Reforma Tributária: Os Caminhos da Convergência”, que ocorreu no dia 15 de março, no auditório da Afresp, em São Paulo. O Sindireceita se fez presente no evento com a participação do presidente, Thales Freitas, e o Vice-Presidente, Geraldo Seixas.

Saiba mais: https://bit.ly/3wUUUy5

19.03. Portal gov.br disponibiliza mais de 600 cursos gratuitos para toda a sociedade

✅ O Governo Federal, por meio do portal gov.br oferece a todos os cidadãos um conjunto de cursos gratuitos. São mais de 600 cursos, que oferecem capacitação e certificação em diversas áreas como políticas públicas e das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

Saiba mais: https://bit.ly/3IK8O8W

19.03. Sindireceita recebe presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Lucas Redecker

✅ A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita recebeu em sua sede, em Brasília/DF, na manhã desta terça-feira, dia 19, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDEN) da Câmara dos Deputados, deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS). O parlamentar, acompanhado de membros do seu gabinete, participou de café da manhã junto ao presidente do Sindireceita, Thales Freitas, representantes do Sindicato e integrantes da Comissão dos Aprovados do concurso da Receita Federal do Brasil (RFB).

Saiba mais: https://bit.ly/4alORRA

19.03. Sindireceita participa de reunião sobre a PEC Social (N°06/2024)

✅ As diretoras do Sindireceita, Marlene Cambraia (aposentados e pensionistas) e Iêda Maria de Miranda (secretária-geral da DEN) participaram na tarde desta segunda-feira, dia 18, de reunião com a assessoria do deputado federal Cleber Verde (MDB-MA) na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 06/2024, também chamada de PEC Social.

Saiba mais: https://bit.ly/493cn4M

19.03. Sindireceita participa de reuniões do Fonasefe as quais reafirmam a luta por recomposição de salários e proventos de servidores federais a partir de 2024

✅ O Sindireceita, representado pelo diretor Valdemir Bueno, participou e coordenou a Reunião Ordinária do Fórum de Entidades Nacionais representativas de Servidores Federais (Fonasefe) ocorrida na manhã da última sexta-feira, dia 15, bem como a Reunião Extraordinária do mesmo fórum, ocorrida na manhã de hoje, dia 19.

Saiba mais: https://bit.ly/4cBe78H

19.03. 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais reúne dezenas de entidades neste fim de semana em Brasília/DF; Participe!

✅ A Campanha Nacional por Direitos Sociais, uma iniciativa construída por diversas entidades, centrais sindicais e movimentos sociais, está convocando todos os cidadãos a se unirem em prol dos direitos sociais para sua 1ª Plenária, que acontece neste fim de semana no teatro dos bancários de Brasília/DF.

Saiba mais: https://bit.ly/3Vqkfu1

20.03. Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita promove encontro com os funcionários para discutir assédio moral

✅ A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 20, um encontro com os funcionários que trabalham na sede da entidade em Brasília/DF. Durante o encontro, a advogada e gerente da Diretoria de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Alessandra Damian fez uma apresentação sobre o assédio moral.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3PS6HEj

20.03. Presidente do Sindireceita se reúne com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e lideranças partidárias

✅ O presidente do Sindireceita, Thales Freitas se reuniu ontem, dia 19, com o ministro de Estado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta e diversas lideranças de partidos e autoridades do Poder Executivo. Na oportunidade também foram prestadas homenagens em virtude da celebração do aniversário do ministro Paulo Pimenta.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/4cgO6Ls

20.03. Assista no canal do Sindireceita no youtube o Workshop Financeiro sobre prestação de contas promovido pelo Conselho Fiscal Nacional

✅ Está disponível no canal do Sindireceita no youtube o Workshop Financeiro sobre prestação de contas promovido pelo Conselho Fiscal Nacional (CFN) do Sindireceita. O Workshop Financeiro apresenta um conjunto de informações relativas a prestação de contas e tem como público alvo delegados sindicais, presidentes dos Conselhos Estaduais de Delegacias Sindicais (CEDS), secretários de Finanças, membros dos Conselhos Fiscais locais, além de funcionários envolvidos com o tema, direta ou indiretamente.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/3TnHVN7

20.03. Sindireceita participa de Seminário Nacional de Cidadania Fiscal promovido pela RFB

✅ A secretária geral do Sindireceita, Iêda Miranda, e os diretores Moisés Hoyos (Comunicação) e Marlene Cambraia (Aposentados e Pensionistas), participaram na manhã desta quarta-feira, dia 20, em Brasília/DF, de atividades do Seminário Nacional de Cidadania Fiscal (CF), promovido pela Coordenação-Geral de Atendimento (Cogea) da Subsecretaria de Arrecadação, Cadastros e Atendimento (Suara) e Gestão Nacional de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), com apoio da Delegacia Sindical (DS) do Sindireceita na capital federal. Na ocasião, foi lançada a Parte 2 da revista “Tributos - Uma Aventura no Tempo”, que conta com ilustrações desenvolvidas pelo diretor Moisés Hoyos.

Saiba mais: https://bit.ly/3J5SKih

20.03. ✅  Orientação aos filiados que receberam Precatórios/RPV das ações dos 28,86% necessárias para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda

✅ O Sindireceita, por intermédio da Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ), informa aos filiados que receberam Precatórios/RPV, em 2023, das ações dos 28,86% ( ação de Fortaleza de 1997), ação da RAV 8x, ação da GIFA ou de outras ações, que a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) disponibilizou na suíte de aplicativos do Sindicato, no link https://app.sindireceita.org.br as informações dos valores (principal, juros e número de meses) necessários para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/492XQq2

20.03. Agendamento para atendimento jurídico no Sindireceita (DAJ) - Centro de Atendimento Jurídico ao Filiado (CAJF)

✅ As Diretorias de Assuntos Jurídicos (DAJ) e da Tecnologia da Informação (DTI) informam que, em trabalho conjunto, disponibilizam a partir de hoje, dia 20, a possibilidade de o filiado agendar atendimentos virtual e ou presencial no Centro de Atendimento Jurídico ao Filiado (CAJF) por intermédio do Aplicativo do Sindireceita app.sindireceita.org.br

Saiba mais aqui: https://bit.ly/43pyst4

20.03. ✅  Sindireceita e demais entidades do Mosap se reúnem com o presidente Arthur Lira e com o deputado Cleber Verde para discutir a tramitação de PEC’s que tratam do fim da cobrança previdenciária de aposentados

✅ Representantes das entidades que integram o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), entre elas do Sindireceita, foram recebidos na tarde desta quarta-feira, dia 20, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL).

Saiba mais aqui: https://bit.ly/4areOiV

21.03. ✅  Sindireceita e demais entidades do Mosap se reúnem com o presidente Analista-Tributário participa de reunião do Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos

✅ O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Weber Fadel, participou de reunião do Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos (SASF) nesta quinta-feira, dia 21. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília/DF. Integram o SASF as unidades responsáveis, em cada órgão ou entidade da administração pública federal. No caso da RFB, Weber Fadel, em exercício na Coordenação-Geral de Atendimento (COGEA), é o representante indicado.

Saiba mais: https://bit.ly/3x25kwa

21.03. ✅ Sindireceita realiza live para tirar dúvidas sobre as ações do PASEP

✅ O Sindireceita, por meio da Diretoria de Assuntos Jurídicos (DAJ) realizou na tarde desta quarta-feira, dia 20, live com a participação do advogado Jorge Santiago, do escritório Azevedo, Montezuma, Santiago & Queiroz Advogados, contratado pelo Sindireceita para conduzir as ações do PASEP dos nossos filiados.

Saiba mais: https://bit.ly/3TL1DDI

21.03. ✅ Sindireceita participa de reunião do Conselho da Pública Central do Servidor

✅ O diretor do Sindireceita, Odair Ambrosio, participou na manhã de hoje, dia 21, de reunião do Conselho Deliberativo da Pública Central do Servidor, representando a diretoria da Febrafisco (diretor de Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho), para tratar da seguinte pauta: III Congresso Extraordinário da Pública; direcionamentos estratégicos e situação Financeira.

Saiba mais: https://bit.ly/3xcOR8a

21.03. ✅ Vantagens exclusivas em novas lojas do Clube de Benefícios do Sindireceita; confira!

✅ Confira os descontos exclusivas das novas lojas disponíveis no Clube de Benefícios do Sindireceita: o parque da Mônica disponibiliza 65% de desconto; a Dafiti disponibiliza até 40% de desconto; a Lojinha Baby & Me by Nestlé disponibiliza 12% de desconto; e o Carrefour, a Uninter e a Montreal Viagens disponibilizam 10% de desconto cada.

Saiba mais: https://bit.ly/4a0io3N

22.03. ✅ Arrecadação federal bate novo recorde e chega a R$ 186,52 bilhões

✅ A recuperação da atividade econômica associada a chamada tributação dos “super-ricos” gerou um novo recorde no resultado da arrecadação de tributos e contribuições federais registrada em fevereiro. A arrecadação no mês passado alcançou R$ 186,522 bilhões em tributos, um aumento de 12,27% acima da inflação oficial em relação a fevereiro do ano passado.

Saiba mais https://bit.ly/3vmOuHF

22.03. ✅ Sindireceita participa neste fim de semana da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais

✅ Representando os Analistas-Tributários, diretores do Sindireceita participam neste sábado, dia 23 e domingo, dia 24 da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais. A Plenário é organizada pelas entidades que integram o Fonasefe, entre elas o Sindireceita, e será realizada no Teatro do Sindicato dos Bancários, Brasília/DF.

Saiba mais https://bit.ly/4clOKHL

22.03. ✅ Planejamento Previdenciário – Orientações: quais documentos devo ter em mãos para a minha consultoria individualizada?

✅  Caro Analista-Tributário(a), está com inscrições abertas e já em andamento a nossa consultoria sobre Planejamento Previdenciário. Esta consultoria foi lançada ao vivo durante a LIVE de 07 de março último e, seu término não tem prazo pré-definido.

Saiba mais: https://bit.ly/3VxhIye

22.03.  ✅ Sindireceita protocola ofício ao Secretário de Gestão de Pessoas do MGI

✅ O Sindireceita protocolou na tarde de ontem, dia 21, ofício ao secretário de gestão de pessoas do Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Celso Cardoso Jr., requerendo informações a respeito do cronograma estabelecido para a implementação dos reajustes anunciados no início de 2024 pelo Governo Federal.

Saiba mais: https://bit.ly/3VNlTGz

🛃 NOTÍCIAS DE ADUANA🛃

18.03. ✅ Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal atuam na retenção de mercadorias avaliadas em R$ 1 milhão

Saiba mais: https://bit.ly/3v60Q7b