Aduana: Analistas-Tributários da Receita Federal participam de operação para reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos e o comércio de mercadorias irregulares
Analistas-Tributários da Receita Federal participam hoje, dia 10, de operação para reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos e o comércio de mercadorias irregulares. A operação conjunta foi deflagrada na manhã de hoje, dia 10, e conta com a participação da Polícia Federal e mobiliza mais de 120 policiais para cumprimento de mandados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Estão sendo cumprindo 40 mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo/RS, Marau/RS, Casca/RS, Imbituba/SC, Palhoça/SC, Campinas/SP e São Paulo/SP. Também são executadas ordens judiciais para sequestro ou bloqueio de bens e valores vinculados a 16 pessoas físicas e jurídicas.
A operação é o resultado de investigações e tem por objetivo reprimir o contrabando de cigarros eletrônicos e o comércio de mercadorias estrangeiras ilegais na região de Passo Fundo, praticados por grupos distintos. Após a introdução clandestina dos produtos no País, a negociação ocorre, especialmente, por meio de redes sociais na internet.
As investigações iniciaram com apreensões realizadas, principalmente de cigarros eletrônicos, e de equipamentos e produtos como smartphones e itens de tecnologia, em ações de outras forças policiais. Há indícios de que os grupos também forneciam cigarros eletrônicos falsificados de origem paraguaia, com potencial para causarem ainda mais prejuízos à saúde dos usuários.
Com o cumprimento dos mandados na manhã de hoje, o objetivo é coletar novos elementos que permitam a identificação de todos os envolvidos com as ações criminosas, descapitalizar os grupos e reparar os prejuízos causados à União com a sonegação de tributos. Os investigados responderão pelos crimes de contrabando, descaminho e associação criminosa.