Analista-Tributário representa a Receita Federal e recebe prêmio internacional por uso de drone em operação de risco
Representada pelo Analista-Tributário Bruno de Oliveira, a Receita Federal recebeu o prêmio de melhor uso de drone em uma operação policial na Conferência Mundial de Drones de Emergência, realizada nos dias 12 e 13 de dezembro em Paris. O prêmio recebido se deu pelo melhor uso de drone em uma operação policial. A aeronave foi pilotada pelo Analista-Tributário Bruno de Oliveira em julho de 2022 para auxiliar na captura de um integrante de uma facção criminosa em Santa Helena (PR).
Como é um dos pilotos de aeronaves não-tripuladas mais experiente da instituição, o Analista-Tributário foi convidado pela IEDO para ser o representante do órgão na Comissão de Drones de Polícia. Bruno de Oliveira é o único representante da América Latina na comissão.
A operação realizada por Bruno de Oliveira ocorreu no município de Santa Helena, no estado do Paraná, quando a Polícia Civil deflagrou uma operação com o apoio de diversos órgãos para capturar um fugitivo da Justiça que tinha mandados em aberto somando mais de 40 anos de prisão, com vínculo a uma facção criminosa.
Bruno de Oliveira, utilizou a aeronave para fornecer informações sobre a casa e o terreno em que o fugitivo se encontrava. No momento em que as forças policiais invadiram o esconderijo, o criminoso tentou fugir pelos fundos da casa, entretanto, Bruno de Oliveira utilizou o drone para acompanhar sua rota de fuga, com a ação culminando na prisão do foragido.
Veja aqui a operação realizada pelo Analista-Tributário.
Premiação em Paris
O evento de premiação em Paris foi realizado pela organização sem fins lucrativos International Emergency Drone Organization (Iedo), que busca promover o uso de drones e a troca de experiências entre grupos envolvidos em situações de emergência, como bombeiros, forças policiais e paramédicos.
Além de apresentações sobre o uso de drones em situações de risco, como resgate em montanhas e ambientes contaminados, a conferência premiou o melhor uso de drones em diferentes situações, tais como incêndios e resgates.
Uso de drones na Receita Federal
A Receita Federal tem intensificado a utilização do drone em suas ações, inclusive possui um curso próprio para capacitação de seus servidores no uso das aeronaves ofertado pelo seu Centro Nacional de Operações Aéreas. Dentre os tópicos abordados no curso estão legislação, funcionamento das aeronaves, análise de condições meteorológicas e atividades práticas de pilotagem.
Os drones são utilizados pela Receita Federal para reconhecimento de alvos, vigilância, coleta de dados e monitoramento de locais estratégicos em pontos alfandegados
Temas
Mais notícias sobre os temas
Receita Federal apreende caminhão com agrotóxicos contrabandeados em Cascavel/PR
Analistas-Tributários atuaram em ação que apreendeu agrotóxicos com destino a Brasília
14 de dezembro de 2022 às 17:47
Sindireceita participa de posse da superintendente da RFB na 4ª Região Fiscal
Presidente do Sindireceita, Thales Freitas compareceu à cerimônia de posse ocorrida na manhã desta sexta-feira, dia 25.
14 de dezembro de 2022 às 17:47
Receita Federal apreende mais de 201 kg de skunk em Mossoró/RN
Analistas-Tributários atuam em apreensão de drogas avaliada em mais de R$5 milhões
14 de dezembro de 2022 às 17:47
Receita Federal atua na apreensão de 8,8 kg de haxixe no Porto de Salvador /BA
Analistas-Tributários atuaram em ação conjunta com a Polícia Federal, a Polícia Civil e a Marinha do Brasil
14 de dezembro de 2022 às 17:47
Receita Federal apreende 50 kg de cocaína no litoral do Paraná
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de entorpecentes que seriam enviados aos para Emirados Árabes Unidos
14 de dezembro de 2022 às 17:47
Receita Federal apreende 300 kg de maconha na Ponte da Amizade após perseguição
Analistas-tributários atuam em operação que resultou na apreensão de drogas na fronteira entre Brasil e Paraguai
14 de dezembro de 2022 às 17:47