Ícone Sindireceita
Aduana

Analistas-Tributários da RFB atuam em apreensões em Viracopos/SP que são destaque no Jornal da Record

As apreensões ocorreram em diferentes áreas do terminal e contaram com o apoio decisivo dos cães de faro da RFB

26 de setembro de 2025 às 12:22

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil participaram de três importantes ações de combate ao tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP. As operações foram acompanhadas por uma equipe do Jornal da Record, que registrou os flagrantes em reportagem exibida nacionalmente.

A primeira ocorrência foi registrada na área de cargas. Durante inspeção, os cães farejadores sinalizaram a presença de substância ilícita dentro de uma caixa de som. O equipamento foi submetido ao raio-X, confirmando a suspeita: aproximadamente 1 kg de haxixe, dividido em quatro tabletes, estava oculto no interior do aparelho.

O segundo flagrante aconteceu durante o embarque de passageiros. Um dos cães detectou entorpecentes na bagagem de um passageiro que tinha como destino a cidade de Vitória/ES. Na revista, foram encontradas pequenas porções de maconha e haxixe. O indivíduo foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.

Já o terceiro caso envolveu um casal que havia embarcado em um voo internacional com destino a Paris. Duas malas levantaram suspeitas durante o check-in, e os cães confirmaram a presença de drogas. Os servidores entraram na aeronave momentos antes da decolagem e interceptaram os passageiros.

Após inspeção, foram encontrados quase 6 kg de cocaína distribuídos nas bagagens. O casal foi preso por tráfico internacional, e o entorpecente foi encaminhado à Polícia Federal para seguimento da investigação.

Fonte: Jornal da Record

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.

Temas

Leia mais sobre os temas da notícia:

Mais notícias sobre os temas