Receita apreende R$ 840 mil em contrabando e veículos no circuito Guaíra/Foz/Cascavel-PR

A Receita Federal do Brasil - RFB apreendeu ao menos R$ 840 mil em veículos e mercadorias contrabandeadas do Paraguai, nos últimos cinco dias. Entre os produtos apreendidos estavam eletrônicos e de informática, acessórios em geral e cigarros que seriam comercializados de forma ilegal no Brasil.

A maior parte das apreensões aconteceram em Foz do Iguaçu/PR, onde 12 veículos foram apreendidos com grande quantidade de mercadorias. As ações, com a participação de servidores da RFB, entre os quais vários Analistas-Tributários, além de outras categorias funcionais, bem como das Forças Policiais (PF, PRF, Força Nacional, PM-Forças Alfa e Samurai, Rotam), combatem os crimes de descaminho, contrabando, inclusive de armas, munições, drogas, animais e plantas silvestres, além de outros crimes transfronteiriços, como narcotráficos e evasão de divisas.

Muitas vezes, os veículos fogem em alta velocidade, inclusive na contramão das rodovias, colocando em risco não só os agentes federais, como também os demais veículos e pessoas. Um destes veículos arrebentou uma das chancelas do pedágio. Já outro, que havia fugido, foi encontrado e nele havia cerca de US$ 80 mil (aproximadamente R$ 140 mil).

Em Guaíra-PR, servidores da RFB apreenderam 70 munições de grosso calibre. Várias operações são realizadas constantemente na região, como a Operação Sentinela que iniciou-se em 09 de março de 2010 e não tem prazo para acabar. Importante salientar que a maioria das operações conta com a participação efetiva de Analistas-Tributários e demais servidores de outras categorias e carreiras. (Com informações da Gazeta do Iguaçu)