Receita faz apreensão de oito veículos com mercadorias estrangeiras

Crédito: Assessoria de Comunicação da DRF/Foz

Servidores da Receita Federal apreenderam oito automóveis carregados com mercadorias

No início da tarde deste domingo (6), foi deflagrada mais uma operação de combate ao contrabando e descaminho pela Receita Federal, resultando na apreensão de oito automóveis carregados com mercadorias.

A operação foi realizada na rodovia BR-277, próximo à cidade de São Miguel do Iguaçu/PR, local onde foi bloqueada a pista no sentido Foz-Cascavel/PR no momento das abordagens. Os veículos apreendidos consistem em dois GM/Astra (um tipo sedan e outro hatch), de Brasília/DF, um GM/Vectra de Palmas/TO, um Ford Versalles de Maringá/PR, um Fiat/Fiorino de Brusque/SC, uma van Peugeot/Boxer de Curitiba/PR e ainda um VW/Saveiro e um Peugeot 307, ambos de Foz do Iguaçu/PR. Três dos veículos são financiados (alienação fiduciária) e um é objeto de arrendamento mercantil. Há registro de ocorrência de roubo/furto em relação ao veículo Vectra.

As mercadorias apreendidas nos oito veículos foram estimadas em US$ 220.000, sendo constituídas principalmente por eletrônicos, vestuário, cigarros, material de pesca e brinquedos. Em somente um dos veículos (Peugeot 307) havia aproximadamente US$ 70.000 em mercadorias (máquinas fotográficas e aparelhos de GPS). O motorista desse veículo retornou pela contra mão no momento do bloqueio da pista, empreendendo fuga, mas acabou sendo apanhado pelas equipes de fiscalização e sendo preso. Não houve prisão de outras pessoas nessa operação. O motorista preso foi encaminhado à Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde foi autuado em flagrante delito. (Informações da Assessoria de Comunicação da DRF/Foz).

Conforme informações recebidas de Foz do Iguaçu-PR, a maioria das apreensões realizadas naquela unidade contam com a efetiva participação de Analistas-Tributários, bem como de outros servidores, inclusive de outras categorias e carreiras.