Analista-Tributário acompanha a destruição de mais de trezentos mil maços de cigarros em Franca/SP

Analista-Tributário acompanha a destruição de mais de trezentos mil maços de cigarros em Franca/SP

 Os cigarros foram levados ao aterro sanitário do município e destruídos por um trator de esteira 


A Receita Federal em Franca/SP destruiu, na tarde da última terça-feira, dia 17 de janeiro, mais de 300 mil maços de cigarro. O produto foi levado ao aterro sanitário do município e destruído por um trator de esteira. A carga foi apreendida no começo do ano, em um posto de combustíveis de Guaíra/SP. Segundo o Analista-Tributário da Receita Federal, João Maurício Lopes, o material foi trazido do Paraguai e não possuía nota fiscal. 


Lopes calculou que a carga tenha o valor equivalente de R$ 350 mil. “A apreensão foi feita pela Polícia Civil. O ocupante do veículo abandonou o carro com os 305 mil maços”, disse o Analista-Tributário. O produto foi encaminhado para a Receita Federal de Franca, que gerencia a região. 


Ontem, os maços foram transportados até o aterro em um grande caminhão e ainda estavam embalados em caixas. Foi montada uma comissão de destruição, composta por três servidores da Receita. De acordo com Lopes, apreensões dessas proporções são naturais. “Já tivemos apreensões maiores na faixa de 500 mil maços, mas o mais comum são apreensões acima de 100 mil maços de cigarro”, disse o Analista-Tributário. Ainda segundo ele, a Justiça deve prosseguir as investigações para chegar até o proprietário da carga, que ainda não foi identificado. “Deve ser feita uma representação penal junto a Justiça Federal para encontrar a proprietário da carga e, sendo o caso, o juiz aplicará a pena cabível”, disse Lopes. (Com informações do jornal Comércio de Franca)