Analistas-Tributários participam da apreensão de mercadorias no aeroporto de Foz do Iguaçu/PR

Analistas-Tributários participam da apreensão de mercadorias no aeroporto de Foz do Iguaçu/PR

As apreensões somam aproximadamente 600 quilos de carga, constituídas principalmente de roupas, além de receptores digitais, notebooks, tablets, videogames, artigos de informática


 


Analistas-Tributários em conjunto com servidores da Receita Federal realizaram nesta semana uma operação especial de fiscalização de cargas no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/PR. A ação resultou na apreensão de grande quantidade de mercadorias sem prova de regular importação, no valor estimado de R$ 45 mil. 


Parte das mercadorias estava amparada por nota fiscal eletrônica cujos valores estavam manifestamente subvalorados, totalmente incompatíveis com a média praticada no mercado nacional. As apreensões somam aproximadamente 600 quilos de carga, constituídas principalmente de roupas, além de receptores digitais, notebooks, tablets, videogames, artigos de informática, dentre outros. Os itens tinham como destino a cidade de São Paulo/SP. 


 



Parte das mercadorias estava amparada por nota fiscal eletrônica cujos valores estavam manifestamente subvalorados, totalmente incompatíveis com a média praticada no mercado nacional


 


Trata-se de novo “modus operandi” em que empresas são constituídas com o único intuito de emitir notas fiscais para acobertar mercadorias irregularmente trazidas do exterior. Tal situação configura, além do delito de contrabando e descaminho, o crime de falsidade ideológica. Os responsáveis pelo cometimento dos ilícitos serão representados penalmente ao Ministério Público Federal. Ninguém foi preso. (Com informações da Assessoria de Comunicação DRF-Foz).