Em Manaus, Analistas -Tributários participam do Projeto em defesa da Aduana Brasileira

No dia 04 de julho, com o apoio do Sindireceita, a Receita Federal lançou o projeto “A Receita Federal convida: conheça a nossa Aduana”, com o objetivo de esclarecer a população sobre o papel que o Ministério da Fazenda tem prestado para proteger a economia nacional e a sociedade, por meio da Receita Federal do Brasil (RFB) e de seus Analistas-Tributários e demais servidores.

Em Manaus, os Analistas-Tributários participaram ativamente do evento. A categoria demostrou todo o conhecimento adquirido sobre Aduana Brasileira e a importância que o cargo possui dentro das atividades desenvolvidas na localidade.

A Analista-Tributária demonstrou como funciona o procedimento de fiscalização de bagagem no desembarque internacional do Aeroporto Eduardo Gomes

O projeto contemplou a apresentação de vídeo institucional, palestra sobre a função da Receita Federal na prestação de serviços aduaneiros e visita guiada, a fim de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento de cada unidade.

O projeto que se insere na política de transparência da RFB pôde demonstrar, inclusive, as dificuldades enfrentadas pelos Analistas-Tributários que atuam na fronteira e que formam a linha de frente no combate ao tráfico de drogas, armas, munições, contrabando e pirataria. A categoria lembra que um levantamento dos principais problemas da Aduana foi realizado pelo Sindireceita por meio do livro e do documentário “Fronteiras Abertas – Um retrato do abandono da Aduana brasileira”.

O Analista-Tributário explicou aos visitantes os procedimentos de fiscalização no armazém do terminal de carga do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Por fim, vale ressaltar a valiosa contribuição do Sindireceita ao aprimoramento da organização fazendária governamental que deverá, ainda, ter continuidade com a ajuda dos delegados sindicais de cada região fronteiriça nas próximas visitas. Assim, será possível analisar, mesmo que de forma sucinta neste momento, a atuação do Estado em nossa Aduana brasileira.