Sindireceita celebra o Dia Internacional das Aduanas

Há 61 anos, as Administrações Aduaneiras comemoram o dia 26 de janeiro, domingo, como o Dia Internacional das Aduanas. A data foi estabelecida em Bruxelas, Bélgica, durante reunião oficial do Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA), em 1953. A partir de 1994, o CCA passou a ser chamado de OMA, Organização Mundial das Aduanas. Em 2014, o tema adotado pela organização intergovernamental é “Comunicação: compartilhar informações para melhorar a cooperação”, em que o compartilhamento de experiências administrativas e de gestão guiarão as discussões da OMA no aperfeiçoamento das Aduanas.

Para celebrar a data, o Sindireceita divulgará no site e no Facebook oficial da Entidade um vídeo e três galerias de fotos em homenagem a todos os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam de forma incansável nas ações de fiscalização, controle e vigilância aduaneira e que formam a linha de frente nas operações de despacho de importação e exportação, de combate ao tráfico de drogas, armas, munições e na repressão ao contrabando, descaminho e pirataria.

A celebração é um reconhecimento ao importante trabalho realizado pelo profissional aduaneiro que exerce suas atividades, em especial, nos portos, aeroportos e pontos de fronteira de todo o País, aplicando conhecimentos específicos na execução de sua missão que tem por finalidade, dentre outras coisas, a proteção da sociedade, a arrecadação tributária e a segurança nacional.

No entanto, mais do que celebrar, datas como esta permitem que se chame a atenção para um setor que é essencial para o desenvolvimento e a segurança de qualquer sociedade, mas que nem sempre recebe do Estado a atenção necessária. “Somos obrigados a alertar às autoridades e, principalmente, ao povo brasileiro e mostrar que a fragilidade no controle aduaneiro é um entrave para a economia nacional. Além disso, esse é um fator que incentiva e estimula a violência nas cidades do nosso País ao possibilitar que armas, munições e drogas abasteçam o crime organizado”, enfatizou a presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar.

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) parabeniza a todos os aduaneiros do País e deseja que o trabalho de cada Analista-Tributário possa ajudar a transformar o nosso Brasil!

Apreensão foz 20 e 21.01.14 1 thumbApreensão foz 20 e 21.01.14 2Apreensões em Foz do Iguaçu 2