Analistas-Tributários atuam com cães de faro no combate ao tráfico de drogas

Analistas-Tributários atuam com cães de faro no combate ao tráfico de drogas

Por todo País, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil formam a linha de frente no combate ao tráfico de drogas. Essa atuação vem contando, cada vez mais, com o auxílio de cães de faro. Hoje, mais de 90% dos cães treinados para farejar droga na Receita Federal são conduzidos por Analistas-Tributários. Em pouco mais de três anos de atuação, o trabalho das equipes que utilizam cães farejadores já resultou na apreensão de mais de três toneladas de drogas em diversas partes do País.

 

Em vídeo, o Sindireceita destaca o trabalho realizado pelo Centro Nacional de Cães de Faro (CNCF) da Receita Federal do Brasil (RFB) de Vitória/ES que treina cães e prepara condutores que depois vão atuar em postos de fronteira, portos e aeroportos por todo o País. Um trabalho fundamental para reforçar o controle aduaneiro no Brasil. Os servidores são capacitados para trabalhar com os cães que após o encerramento do curso serão utilizados para reforçar as ações de fiscalização, vigilância e repressão aduaneiras nas unidades da RFB.

 

Além de atuar em ações de fiscalização esses servidores também ministram cursos de capacitação e replicam os conhecimentos e técnicas para os demais funcionários da RFB e para outras forças de repressão como as Polícias Civil e Militar de vários estados. Os cães são treinados para localizar vários tipos de drogas e cigarros. No CNCF são treinados, principalmente, cães das raças pastor alemão, pastor belga e pastor belga malinois, animais selecionados em função de suas aptidões para o trabalho, temperamento entre outras características.

 

Além do trabalho do CNCF o vídeo mostra também o flagrante de apreensão de droga que foi realizada por um Analista-Tributário que conduzia o cão farejador Dímon, durante operação realizada pela equipe de Repressão da Direp 09 no barracão de fiscalização da Receita Federal em Medianeira/PR, que fica a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu. Somente nessa operação foram aprendidos mais de 30 quilos de maconha.