TV Uruguaia retrata fragilidade na fiscalização e controle aduaneiro na fronteira do Uruguai com o Brasil

telemundo_reportagem
A equipe de TV uruguaia Telemundo denunciou em reportagem, a fragilidade existente no posto de fronteira entre o Uruguai e o Brasil. A equipe de TV realizou uma viagem ao Brasil e demonstrou o abandono na fiscalização e no controle aduaneiro no posto da Receita Federal do Brasil no Chuí, fronteira do Brasil com o Uruguai, com acesso à Santa Maria do Palmar/RS.

 

A divulgação da TV uruguaia reforça as inúmeras denúncias do Sindireceita e dos Analistas-Tributários nos últimos anos, que destacam os graves problemas gerados pelo efetivo reduzido, a falta de equipamentos, as condições precárias de segurança, o sucateamento de lanchas adquiridas pela Receita Federal e o abandono de caminhões escâneres que não possuem a manutenção devida.

 

Em 2010, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil lançaram o livro “Fronteiras Abertas – Um retrato do Abandono da Aduana Brasileira” denunciando o descaso da Receita Federal para com a proteção de fronteiras secas, regiões de entrada no nosso país de drogas, armas, cigarros e demais produtos ilegais, contrabandeados e falsificados.

o documentário na íntegra.

 

Atualmente, a Receita Federal do Brasil conta com um efetivo de um pouco mais de 500 Analistas-Tributários, lotados na chamada Administração Aduaneira, que exercem atividades de controle de entrada e saída de pessoas, veículos e mercadorias no país na fronteira seca. É importante destacar que a própria administração da Receita Federal, em seus estudos de lotação, revela que o efetivo atual de Analistas-Tributários representa apenas 40% da mão de obra necessária para atender as necessidades e a demanda de trabalho nos postos de controle de fronteira administrados pelo órgão. Justamente pela falta de servidores, em boa parte dos postos de fronteira, os trabalhos são encerrados às 18h e, muitas vezes, não há fiscalização e controle nos fins de semana e feriados, o que fragiliza ainda mais o combate a crimes como o contrabando, descaminho e tráfico de drogas.

 

Veja aqui  a reportagem na íntegra.