Analistas-Tributários participam da apreensão de ônibus na Operação Fronteira Integrada

Apreensão de ônibus  pela Receita e a PF, em ação da Operação Fronteira Integrada, provoca princípio de tumulto e condução de passageiro para a PF.

Analistas-Tributários participam, na tarde de quarta-feira (29), em fiscalização de rotina no âmbito da Operação Fronteira Integrada, realizada em Missal/PR (60 km de Foz do Iguaçu) pela receita Federal com o apoio da Polícia Federal, da apreensão de um ônibus completamente lotado de mercadorias de alto valor agregado.

O ônibus, com placas de Foz do Iguaçu, transitava pela PR 455, próximo da cidade de Missal, quando foi abordado pelos servidores da Receita Federal e pelos policiais federais. Os servidores suspeitaram do veículo porque o mesmo aparentava estar completamente lotado e em uma rota não usual aos ônibus de turismo. Ao adentrarem o coletivo, os servidores confirmaram tal suspeita, pois tanto o bagageiro como a parte superior do veículo estavam completamente tomados por mercadorias. Durante o percurso para a sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu  iniciou-se um princípio de tumulto culminando com a revolta de 1 dos 18  passageiros, que arremessou sua bagagem  pela janela. Os dois servidores presentes no interior do coletivo conseguiram conter os ânimos e a bagagem arremessada foi recuperada por viatura da Receita Federal que vinha em escolta atrás do coletivo.

Na sede da Delegacia da Receita Federal, os passageiros foram vistoriados e liberados, com exceção do que arremessou sua bagagem, o qual foi conduzido para a Delegacia da PF para as providências cabíveis. Na vistoria do ônibus constatou-se que o carregamento do mesmo constituía-se de mercadorias caras, como videogames, câmeras fotográficas de última geração, eletrônicos, bedidas e perfumes de grife, em uma análise preliminar estimou-se que o valor das mercadorias facilmente ultrapassaria a cifra de R$ 300mil. O veículo foi então lacrado e aguarda momento para deslacração onde será feita a quantificação e valoração definitiva.