Analistas-Tributários participam de apreensão de drogas e eletrônicos e acompanhamento tático de veículo em fuga

Analistas-Tributários da Receita Federal (RFB) participaram, durante o final da manhã dessa terça-feira, dia 4 de abril, de operação de rotina realizada no posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu/PR.  Servidores da Receita Federal abordaram um veículo com placa de Céu Azul/PR e, na vistoria, observaram que o para-choque traseiro estava mal encaixado, o que levou os servidores a suspeitarem que pudesse haver fundo falso.

A análise física do veículo acusou a presença de algo embaixo do para-choque, o que foi confirmado pelo motorista, um homem de nacionalidade brasileira de 40 anos de idade. Ali havia grande quantidade de mercadorias ocultas que, segundo o motorista, seriam entregues em Céu Azul/PR, distante 90 km de Foz. Ato contínuo, o veículo foi levado para a sede da Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR, onde o para-choque foi removido revelando o fundo falso que estava abarrotado de mercadorias como equipamentos de informática e material fotográfico profissional.

A mercadoria foi apreendida e valorada em aproximadamente R$ 65 mil. O motorista, reincidente na prática do ilícito, foi liberado, mas responderá criminalmente pelo delito. O veículo também foi apreendido.

Na noite do mesmo dia (04), por volta das 22h, em operação realizada nas estradas vicinais de Santa Terezinha de Itaipu, os servidores da Receita Federal avistaram um veículo em alta velocidade em direção à Cascavel/PR. O condutor do veículo, ao se dar conta da presença da fiscalização, freou bruscamente e dirigiu-se para o sentido oposto, rumo à Foz do Iguaçu.

Uma segunda equipe foi então alertada e montou barreira na estrada na tentativa de interceptar o veículo em fuga que, desrespeitando a ordem de parada dos servidores, furou o bloqueio e foi imediatamente seguido pela equipe que fez acompanhamento tático por cerca de 10 quilômetros até que o fugitivo perdeu a direção e colidiu em algumas árvores e cercas de uma propriedade, já no município de Foz do Iguaçu.

O condutor conseguiu se evadir do local. Na colisão os airbags foram acionados e parte da mercadoria contrabandeada, na maioria eletrônicos, foi lançada para fora do veículo, ficando espalhadas pelo terreno. O veículo e as mercadorias foram encaminhados para a sede da Receita em Foz do Iguaçu para lavratura dos autos de infração de apreensão para aplicação da pena de perdimento.

Na Aduana da PIA

Ainda na terça-feira (04), por volta de 22h30, na Aduana da Ponte da Amizade, os servidores da Receita Federal, entre eles Analistas-Tributários participaram, juntamente com os policiais do Batalhão de Fronteira da Polícia Militar – BPFRON –, abordaram um veículo com placa paraguaia, no qual o condutor demonstrou nervosismo, o que levou os servidores a suspeitarem de que o motorista poderia estar ocultando mercadorias.

O veículo foi então levado para inspeção não invasiva no scanner da Receita Federal instalado no local. O equipamento revelou a presença de volumes nas portas e no assoalho do veículo. Em inspeção física, contatou-se tratar de tabletes de maconha que somaram 69,5 kg da droga.

O motorista e o entorpecente foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu que efetuou a prisão em flagrante.