Analistas-Tributários participam da apreensão de 4,7 toneladas de maconha em Santa Catarina
Analistas-Tributários da Receita Federal participaram da segunda maior apreensão de "maconha" da história de Santa Catarina, quase cinco toneladas da droga. Os integrantes das forças policiais e fiscais, após intensa troca de informações e trabalho conjunto, abordaram uma carreta Bitrem no momento em que chegava ao pedágio de Porto Belo/SC, sentido Florianópolis. Após verificação da carga, contatou-se que a parte superior apresentava milho in natura para disfarçar, pois na parte inferior estava tomado de maconha, divididos em inúmeros fardos entre 30 a 40 quilos em média.
O veículo e o motorista foram conduzidos até a sede da DEIC - Diretoria Estadual de Investigações Criminais para procedimentos legais. A droga foi periciada e pesada pelo Instituto Geral de Perícias, totalizando 4715 quilos, avaliada em 10 milhões de reais, sendo considerada a segunda maior apreensão de drogas já registrada em território Catarinense. Também foram apreendidas 69 munições de calibre 7.62, 50 munições de calibre 556 e, ainda, Aproximadamente 100 gramas de haxixe.
Também foram apreendidas 69 munições de calibre 7.62, 50 munições de calibre 556
Segundo as investigações, o carregamento possuía como origem o estado de Mato Grosso do Sul. A carga de milho utilizada como disfarce, segundo os documentos aprendidos, tinha como destinação Imbituba/SC, ao passo que a droga seria enviada para a grande Florianópolis.
O condutor da carreta, um homem de 44 anos de idade, natural de Florianópolis, morador da cidade de Itajaí, possui antecedentes criminais por contrabando, foi preso e autuado em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas e porte de munição de calibre restrito.
A Polícia Civil, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal ressaltam a importância da integração e cooperação entre as forças policiais e fiscais no combate ao tráfico ilícito de drogas. O trabalho foi realizado pelas seguintes instituições: Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada de Combate ao Narcotráfico (Denarc), em ação conjunta com a Divisão de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) - ambas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Divisão de Investigações Criminal (DIC) de São Lourenço do Oeste, Receita Federal do Brasil, Inspetoria da RFB de Florianópolis, Delegacia da RFB de Blumenau, Direp 9 e Polícia Rodoviária Federal. A apreensão foi na noite de domingo, dia 04 de junho de 2017, na BR 101, no pedágio da cidade de Porto Belo/SC.
A parte superior da carga era milho in natura para disfarçar o inferior tomado de maconha