Analistas-Tributários participam de apreensão de Motocicleta carregada com cocaína e munições na Ponte da Amizade

Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de 10 tabletes de cocaína e grande quantidade de munições calibre 9mm na última quarta-feira (06), em abordagem realizada na Ponte Internacional da Amizade. A apreensão ocorreu durante ações realizadas no âmbito da Operação Fronteira Integrada em ação conjunta com a Força Nacional e BPFron.

Por volta das 13h40, um motociclista atravessava a fronteira com destino a Foz do Iguaçu em uma moto com placas brasileiras. Quando ainda transitava sobre a Ponte, próximo à área de inspeção, foi dada ordem de parada ao condutor que, percebendo o risco de ser desmascarado, saltou imediatamente da motocicleta, abandonando-a, e evadiu-se em direção ao Paraguai não sendo possível à equipe de prontidão alcançá-lo.

Durante verificação detalhada na motocicleta, foi encontrada dentro do bagageiro uma caixa plástica contendo 10 tabletes de cocaína. Além disso, os servidores localizaram grande quantidade de munições calibre 9mm escondidas no capacete sobressalente encontrado juto ao veículo. Ao todo havia 9,5 quilos de cocaína e 2 mil unidades da munição.

Não foi possível a exata identificação do condutor por ocasião de sua fuga, mas informações coletadas sobre o proprietário do veículo revelaram que esse reside no Estado de São Paulo e que responde por ações penais na justiça. A motocicleta foi apreendida e a cocaína com a munição foram encaminhadas à Polícia Federal de Foz do Iguaçu para providências.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.