Analistas-Tributários participam da apreensão de maconha na Ponte Internacional da Amizade

Analistas-Tributários participaram na tarde desta quinta-feira (23) da apreensão de grande quantidade de substância análoga à maconha. A apreensão ocorreu em abordagem realizada na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR, no âmbito da Operação Fronteira Integrada. Durante uma ação conjunta, servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional deram ordem de parada a uma van de placas paraguaias que trafegava em direção ao Brasil. O veículo estava ocupado apenas pelo condutor, um homem de 26 anos, de nacionalidade paraguaia que, ao perceber que a vistoria ao veículo levaria à descoberta do entorpecente oculto, empreendeu fuga em direção ao Paraguai, mas foi detido pelas forças policiais da Força Nacional e do BPFRON.

Após a captura do condutor, ele informou que havia fundo falso localizado na parte superior do veículo, onde foram encontrados aproximadamente 167 kg de substância análoga à maconha prensada em 182 tabletes. O homem, a droga e o veículo foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos cabíveis.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.