3ª Plenária Aduaneira do Sindireceita inicia trabalhos nesta quinta-feira (20), em Brasília/DF

3ª Plenária Aduaneira do Sindireceita inicia trabalhos nesta quinta-feira (20), em Brasília/DF

Teve início, na manhã desta quinta-feira, dia 20, a 3ª edição da Plenária Nacional Aduaneira dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB), no Teatro do Brasília Shopping, na capital federal. O evento contará com diversos debates sobre a facilitação e controle aduaneiro do comércio internacional e Mapeamento de Processos de Trabalho do Fisco. O encontro ocorre até às 18h desta sexta-feira, dia 21, com a presença de 50 participantes, entre Analistas-Tributários filiados escolhidos pelas Delegacias Sindicais (DS) e servidores do cargo convidados pela Diretoria de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita.

 

 

Nesta manhã, os trabalhos do encontro foram abertos com explanação realizada pelo diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos, que detalhou a programação do evento e os resultados esperados. “Agradeço a presença de todos vocês e desejo que esse evento transcorra da melhor forma possível. O resultado do nosso evento será inserido em relatórios contendo todas as demandas que serão apresentadas aqui e que serão divididas entre demandas para a Receita Federal e demandas para a Diretoria Executiva Nacional. Os relatórios serão finalizados até novembro”, esclareceu Moisés Hoyos.

 

O evento teve sequência com avaliação de conjuntura conduzida pelo presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, acerca do processo de negociação salarial da Carreira Tributária e Aduaneira da RFB. Após a explanação do presidente, os participantes do encontro discutirão os temas tratados pelo presidente. Ainda nesta manhã, os ATRFBs que atuam na Aduana poderão apresentar as demandas de suas unidades e debatê-las junto aos colegas.

 

No turno da tarde desta quinta-feira, o evento terá sequência com palestras conduzidas pelos Analistas-Tributários Anderson Leme Siqueira (área aduaneira RFB), Elaine Costa (membro da Equipe OEA da RFB) e Paulo Henrique Marcusso Kawashita (Alf. Foz do Iguaçu/PR/Direp/Precon). O evento contará ainda com explanação do diretor de Assuntos Jurídicos do Sindireceita, Thales Freitas, acerca do andamento das principais ações judiciais defendidas pelo Sindireceita na área aduaneira.

 

Dia 21

 

A 3ª Plenária Aduaneira do Sindireceita terá continuidade às 8h do dia 21. Na oportunidade, os trabalhos terão início com explanação do subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, Marcus Vinícius Vidal Pontes, seguido de debate entre os presentes. No turno da tarde, será realizada palestra da chefe da Divisão de Administração da Informação na Coordenação–Geral de Tecnologia da Informação (Disad/Cotec/RFB), Danielle Carvalho Barbosa, e apresentação da Diretoria de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, conduzida pelo diretor Moisés Hoyos.