Analistas-Tributários participam da apreensão de van com eletrônicos e maconha na Ponte Internacional da Amizade

Analistas-Tributários participam da apreensão de van com eletrônicos e maconha na Ponte Internacional da Amizade

Analistas-Tributários da Receita Federal participaram, na tarde desta quinta-feira (04), na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu – PR, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, de ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e da Força Nacional, que resultou na apreensão de uma van com diversos eletrônicos em fundo falso e maconha com um passageiro de um mototáxi.

A primeira abordagem ocorreu por volta das 18 horas e foi realizada em uma van com placas do Paraguai, ocupada apenas pelo condutor. Durante a abordagem, o motorista alegou que faria compras em um supermercado brasileiro. Após verificação minuciosa, foram encontrados 118 HDs, 117 calculadoras e 70 pendrives em fundo falso, totalizando aproximadamente R$ 56 mil. O veículo foi apreendido e o passageiro foi liberado, porém, será enviada ao Ministério Público uma Representação Fiscal para Fins Penais para apuração dos ilícitos.

Já a segunda ação ocorreu por volta das 19h30min, quando os servidores abordaram um passageiro em um mototáxi que entrava no território brasileiro. Durante a verificação da mochila do viajante, foram encontrados aproximadamente 2 quilos de maconha em tabletes. O mototaxista foi liberado e o passageiro foi preso em flagrante, sendo encaminhado à Delegacia da Polícia Federal por tráfico internacional de drogas.

A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, que tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e tem como foco o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.