Analistas-Tributários participam da retenção de sete veículos carregados com eletrônicos e cigarros em Foz do Iguaçu
Analistas-Tributários da Receita Federal participaram, neste domingo, dia 14, de operação conjunta entre a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal em Foz do Iguaçu e policiais do Batalhão de Polícia Fronteira da PM/PR que resultou na retenção de sete veículos carregados com eletrônicos e cigarros na BR 369, entre Corbélia-PR e Ubiratã-PR.
A ação ocorreu por volta das 6 horas da manhã, quando uma equipe de servidores da Receita Federal e BPFron visualizou um comboio de cinco carros suspeitos. Durante a abordagem, constatou-se que todos os veículos carregavam grande quantidade de mercadorias procedentes do Paraguai.
Durante a mesma operação, os servidores abordaram dois veículos que estavam em alta velocidade, ambos foram retidos por carregarem cigarros oriundos do Paraguai.
Todos os veículos foram lacrados e os motoristas foram qualificados, exceto dois condutores que conseguiram fugir. Será enviada ao Ministério Público uma representação fiscal para fins penais. Estima-se que o valor das mercadorias ultrapasse R$ 550 mil. Por meio de informações colhidas com os motoristas, sabe-se que as mercadorias iriam para São Paulo - SP.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036. Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, que tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.