Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas em Porto Alegre contará com a presença do secretário da RFB, Jorge Rachid

A Alfândega da Receita Federal em Porto Alegre realizará o XXII Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas que será realizado no dia 05 de dezembro de 2018, a partir das 9 horas, na Rua da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Brande do Sul. O evento, que ocorrerá em 52 unidades da Receita Federal, visa dar transparência e publicidade à destinação das mercadorias apreendidas.

Em Porto Alegre, contará com a participação do Secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid e será realizado na semana do dia do Combate à Pirataria e à Biopirataria.  Haverá exposição de materiais apreendidos quando os expositores poderão demonstrar o processo que é feito desde a descaracterização dos mesmos, até a transformação em produto final.

Em todo o Brasil, nesse dia, 52 unidades da Receita Federal, estarão destruindo cerca de 3 mil toneladas de mercadorias, o equivalente ao montante de mais de R$ 440 milhões em atuações fiscais. A destinação de mercadorias apreendidas pela Receita, além de ser uma atividade essencial para a Administração, tem trazido benefícios para o País e para a sociedade, auxiliando entidades sem fins lucrativos e equipando órgãos públicos em suas atividades-fim.

Estarão expondo no local, a Associação do Voluntariado e Solidariedade (Avesol), o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA),  a Aldeia da Fraternidade e o Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar). Todas são entidades sem fins lucrativos que participam da descaracterização de mercadorias apreendidas fazendo um reaproveitamento de materiais que podem ser reciclados. O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria estará expondo o projeto de destruição de bebidas apreendidas, através da mini destilaria que transforma as bebidas em álcool gel.

Programação:

9 horas – início do evento

10h30 – chegada do Secretário da Receita Federal do Brasil, Superintendente da 10ª RF e demais autoridades e apresentação de vídeos institucionais no Foyer do Salão de Atos da PUC

10h45 - visita aos estandes, mini destilaria - Rua da Cultura

11 horas – apresentação do cão de faro e entrevistas para a imprensa